O prefeito em exercício de Jardim Alegre, Moisés Lnortovz dos Santos (Cidadania), o Moisés da Farmácia, entregou na manhã desta segunda-feira (17) o título de Cidadã Honorária do município à pioneira Erna Barbist, 95 anos. A iniciativa da honraria foi de autoria do próprio Moisés, quando ainda era vereador em 2020. Devido à pandemia, a entrega do título foi na residência da filha Ingrid.
Dona Erna chegou ao Brasil em 1949, com 23 anos, depois da segunda guerra mundial. Morou em Londrina e em 1959 transferiu residência para Jardim Alegre, onde mora até hoje. Ela tem três filhos: o engenheiro Civil Arthur Barbist, o professor Ricardo Barbist e a professora Ingrid Barbist, vários netos e bisnetos.
Segundo Moisés, o título de Cidadania Honorária é a mais alta honraria municipal que reconhece os homenageados como filhos da terra, àqueles que, reconhecidamente, tenham exercido importante papel no município, e contribuído de algum modo para o desenvolvimento local ou para o bem-estar coletivo.
“Fiz a indicação quando ainda era vereador, mas devido à pandemia ficou parado por todo esse tempo. Agradeço muito os vereadores que aprovaram essa indicação, visto que a Dona Erna e a família se instalaram aqui, acreditaram em Jardim Alegre e ajudaram no desenvolvimento de nossa cidade. É uma honra em vida entregar essa homenagem a Dona Erna, que é um doce de pessoa e muito carinhosa. Que continue sempre sendo esse ser humano fantástico”, disse Moisés.
A homenageada falou do privilégio e da felicidade de receber a honraria. “É uma alegria muito grande, Jardim Alegre está no meu coração. Aqui constituí minha família e sou muito feliz. Sou muito grata por esse reconhecimento”, salientou Dona Erna.