POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito de Apucarana abre fórum nacional municipalista

Da Redação

| Edição de 15 de julho de 2022 | Atualizado em 15 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeito de Apucarana abre fórum nacional municipalista

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), fez a abertura nesta sexta-feira, do Fórum Nacional de Secretárias e Secretários Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Fórum Unicidades). Junior da Femac falou em nome do presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, que é prefeito de Aracaju (SE). 

O Fórum Unicidades, que conta com o apoio da FNP e do WRI Brasil, ocorreu através de plataforma digital e teve como tema “As ferramentas e soluções para o planejamento do território urbano”. “A Frente Nacional de Prefeitos apoia de forma decisiva o Unicidades como fórum estratégico de pensamento, de criação de consenso e pontos de encontro”, frisou o prefeito de Apucarana.

Junior da Femac avalia que, historicamente, os prefeitos nunca estiveram tão conscientes em torno das questões municipalistas. “Os prefeitos sabem que as coisas devem acontecer nas cidades e que precisam se assessorar, ouvindo as pessoas em fóruns como esse, além de sempre buscar recursos e material humano qualificado”, pontuou. 

O prefeito propôs uma série de questionamentos para nortear o fórum, entre os quais a identificação de caminhos para o desenvolvimento sustentável e alternativas para resolver a questão da mobilidade urbana.

Outras questões também apresentadas foram na área tecnológica e de sustentabilidade. “Como fazer a integração digital do campo, como preparar as cidades para a era 5G, como absorver as tecnologias em novos empreendimentos, como normatizar legalmente a atividade dos UBERs, como evitar o esvaziamento das pequenas cidades. Enfim, como vamos de fato combinar o social, o ecológico e o econômico que são os três pilares do desenvolvimento sustentável?”, indagou. 

Junior da Femac concluiu considerando o tema do fórum apropriado para o momento. “É muito atualíssimo, especialmente na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Precisamos também levar todos esses conceitos para dentro das escolas, para que a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico virem currículo escolar”, defendeu. 

Junior da Femac ocupa o cargo de vice-presidência de Licenciamento de Obras e Empreendimentos da FNP.