POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeituras poderão ajudar IBGE na realização do próximo Censo

Edison Costa

| Edição de 18 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco (PSDB), declarou nesta semana apoio à realização do Censo Demográfico 2020, que será realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O censo será feito a partir de 1º de agosto de 2020 e, para que o trabalho de contagem da população seja viabilizado de uma maneira mais eficiente possível, a AMP defende que as prefeituras também participem deste processo.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeituras poderão ajudar IBGE na realização do próximo Censo


A maior preocupação dos prefeitos, sempre que é realizado um censo demográfico ou feita uma estimativa populacional, é que determinados municípios acabem registrando queda no número de habitantes. Uma contagem que não condiz com a realidade do município pode afetar a sua arrecadação.
Neste aspecto, o presidente da AMP observa que o censo demográfico é extremamente importante, porque vai levantar dados fundamentais para todos os segmentos da sociedade, principalmente a realidade dos municípios. “É importante lembrar que os repasses da principal fonte de receita das prefeituras, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), são definidos a partir da população de cada cidade. Por isso, é muito importante que os prefeitos garantam todo apoio ao censo para que o levantamento seja perfeito”, comenta Scalco.
Este apoio dos municípios à realização do censo foi formalizado por Darlan Scalco numa reunião com o chefe da unidade estadual do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, e com o coordenador operacional do censo, Elias Guilherme Ricardo. Scalco pede apoio dos prefeitos na cessão de espaços físicos e de mobiliários para os postos de coleta e a sede das subáreas, que serão instaladas no Paraná.

IMPORTÂNCIA
Os presidentes da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), de Arapongas, e da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), o Gallo, de Faxinal, concordam que é muito importante as prefeituras apoiarem os trabalhos do IBGE. Isto porque o resultado final da contagem populacional interessa diretamente aos municípios.
“Nós temos que andar juntos com o IBGE na realização deste censo demográfico”, afirma Sérgio Onofre. Ele observa que a posição dos municípios no coeficiente do FPM, para cima ou para baixo, depende do número de habitantes. Desta forma, é necessário que as prefeituras acompanhem a contagem populacional e ofereçam condições para que os recenseadores possam levantar a realidade municipal com resultados precisos ou pelo menos dentro da realidade. Ele lembra que o registro para menos do número de habitantes pode prejudicar o município.

Amuvi estima aumento de habitantes no Vale do Ivaí
O presidente da Amuvi, prefeito Ylson Cantagallo, o Gallo, também defende apoio das prefeituras ao Censo Demográfico do IBGE para que os trabalhos retratem a verdadeira realidade demográfica dos municípios. No seu entender “as prefeituras não podem ser prejudicadas por causa de um número de habitantes que não é o correto, então todos têm que fazer a sua parte para que os trabalhos sejam eficientes”.
Para Gallo, muitos municípios pequenos, inclusive do Vale do Ivaí, estão registrando aumento no número de habitantes e não queda como vinham indicando nos últimos anos as estimativas do IBGE. Segundo o presidente da Amuvi, no passado houve êxodo urbano, com muitas famílias deixando as pequenas cidades para buscar novas alternativas de trabalho e de sobrevivência nos grandes centros. 
“Mas hoje essas famílias estão fazendo o caminho inverso. Em função da crise econômica e do desemprego, muita gente está voltando para a sua terra de origem em busca de melhor qualidade de vida”, avalia.
“Aqui mesmo em Faxinal e em outros municípios do Vale do Ivaí tem muita gente que foi para São Paulo, por exemplo, e agora está de volta. Eu acredito que o próximo censo do IBGE vai mostrar uma nova realidade demográfica do Vale do Ivaí”, declara o presidente da Amuvi. (E.C)