Prefeituras da região e do Paraná começaram a fechar suas portas desde ontem, devido à falta de combustível para abastecer suas frotas de veículos e de maquinário e em sinal de apoio à greve dos caminhoneiros. Diversos serviços já foram suspensos, estão funcionando apenas setores essenciais, como a saúde e segurança pública.

O prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (PSD), manifestou ontem solidariedade à mobilização dos caminhoneiros. “Trata-se de uma luta justa, considerando que a categoria está defendendo seus direitos e condições mínimas para exercer sua atividade, diante de um cenário completamente desfavorável, com o óleo diesel a custo muito alto e o preço do frete insustentável”, diz Beto Preto.
A Prefeitura já fechou suas portas ontem, a partir das 16 horas, no mesmo horário em que começava uma passeata de apoio ao movimento dos caminhoneiros, porém volta a funcionar hoje. “Nesta quarta-feira vamos paralisar as atividades nas escolas e CMEIs, por falta de combustível para o transporte escolar, e também pelas dificuldades de abastecimento para repor alimentos servidos na merenda escolar”, informou, acrescentando que “fomos até onde pudemos suportar para manter os serviços públicos”.
Na condição de presidente da Amuvi, Beto Preto conclamou os colegas prefeitos dos demais municípios a adotarem postura idêntica. “Fizemos um levantamento na região e constatamos que a maioria das prefeituras já está sem condições mínimas para seguir com suas atividades e, ao mesmo tempo, que os prefeitos também estão solidários aos caminhoneiros”, assinalou.
A partir de amanhã a Prefeitura de Apucarana irá manter apenas os serviços essenciais, como os da saúde, incluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o SAMU, além do transporte de pacientes para consultas, exames e cirurgias.
A coleta do lixo doméstico, do comércio e industrial, além da coleta de recicláveis estão com seus serviços afetados pelo desabastecimento de combustíveis. “Esse preocupante quadro estamos avaliando dia a dia. Também o transporte coletivo urbano, mesmo com a redução de linhas, tem fôlego para circular somente até quinta ou sexta-feira”, revelou.
REDUZIDOS
Segundo o presidente da Associação Central dos Municípios, região polarizada por Ivaiporã, prefeito Fábio Hidek Miura (PSC), prefeito de São João do Ivaí, praticamente todas as doze prefeituras que integram a associação estão com seus serviços reduzidos em função da falta de combustíveis. A de São João do Ivaí, inclusive, fechou as portas desde ontem em apoio aos caminhoneiros. Ontem houve uma mobilização geral da comunidade e dos agricultores em favor do movimento.
As aulas estão suspensas em São João do Ivaí. Máquinas, caminhões e demais veículos estão recolhidos. Apenas as ambulâncias de urgência e emergência poderão circular quando necessário. Hidek considera justo o movimento. “Do jeito que está ninguém aguenta mais, o povo já está cansado de sofrer”, afirma.
A maioria dos 22 municípios da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) já está operando com estrutura mínima para garantir a manutenção dos serviços básicos e de urgência como coleta de lixo e transporte de saúde para urgências e emergências, informa o presidente da Amepar, prefeito Luiz Nicácio (PSC), de Centenário do Sul.
Arapongas negocia com grevistas
Em Arapongas, o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) já fechou as portas da prefeitura a partir de ontem e por tempo indeterminado. Estão funcionando apenas serviços essenciais como Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), Farmácia Central, Cisam e Pronto Atendimento 18 Horas do Conjunto Flamingos e Jardim Petrópolis. As aulas na rede municipal foram suspensas, enquanto os atendimentos nos CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) prosseguem ainda nesta quarta-feira, porém retornando somente na segunda-feira.
Ontem à tarde, Onofre esteve reunido com lideranças dos caminhoneiros para discutir a questão do desabastecimento de combustível nos setores públicos de Arapongas. Segundo ele, os grevistas prometeram liberar combustível hoje para o transporte coletivo, ambulâncias, viaturas policiais e da Guarda Municipal e para a coleta de lixo.
Apesar dos incômodos causados pela greve, o prefeito Sérgio Onofre manifesta total solidariedade ao movimento dos caminhoneiros. “O que este governo está fazendo é um absurdo, ele está querendo recuperar em um ano o que foi destruído em vinte anos”, diz Onofre. Para o prefeito, as medidas que vêm sendo adotadas pelo governo não deveriam ser apenas para o diesel, mas também para a gasolina e o etanol, porque toda a sociedade está sofrendo com os altos preços dos combustíveis. (E.C.)
NRE suspende aulas na região de Ivaiporã
Por conta da falta de combustíveis, gás de cozinha e até de alimentos, o Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã (NRE) suspendeu por tempo indeterminado as aulas em todas as escolas da rede estadual. No total, cerca de 30 mil alunos estão sendo atingidos pela medida.
Conforme a diretora regional do NRE, Sandra Mara Schimidt dos Reis, a greve prejudicou toda a infraestrutura escolar. “Além do transporte escolar que está parado, não chega a merenda e temos escolas sem gás. Também temos professores que moram em uma cidade e dão aulas em outras. Dessa forma, preferimos suspender as aulas e fazer novo calendário da reposição para não prejudicar os alunos”.
No NRE de Apucarana, os colégios estaduais de Cruzmaltina, Faxinal e Mauá da Serra também suspenderam as aulas. “Nestes municípios, muitos professores são de outras cidades e não têm como se locomover até os colégios por falta de combustível”, explica a chefe do NRE, Maria Onide Balan Sardinha.
Já em Arapongas a paralisação é parcial. “Dos 12 colégios estaduais, nove estão com aulas suspensas. A situação pode se agravar, com mais colégios paralisando as atividades tanto em Arapongas quanto em outras cidades, caso a greve se prolongue”, afirma ela. Em Apucarana, dois colégios tiveram aulas suspensas: o Colégio Agrícola Manoel Ribas, no Jardim Aeroporto, e o Colégio Godomá, na Vila Reis.
(IVAN MALDONADO E RENAN VALLIM)