POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Junior tem 51% contra 25% de Requião, aponta pesquisa Ipespe

Da Redação

| Edição de 25 de julho de 2022 | Atualizado em 25 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Ratinho Junior tem 51% contra 25% de Requião, aponta pesquisa Ipespe

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta segunda-feira, aponta que o governador Ratinho Júnior (PSD) lidera as intenções de voto para o governo do Paraná, com 51%, mais do que o dobro do porcentual do ex-governador Roberto Requião (PT), com 25%. Em terceiro, aparece o ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho (PSDB), com 2%. Vale lembrar que na semana passada, durante convenção estadual dos tucanos, o PSDB desistiu de disputar o governo, lançando Silvestri Filho como candidato ao Senado.

No levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Ratinho Jr tem 27% e Requião 11%. César Silvestri Filho tem 1%. O deputado Filipe Barros (PL) – que também já abriu mão de disputar o governo - e o candidato da Democracia Cristã (DC), Joni Correa, não pontuaram.

Requião é o candidato mais rejeitado, com 44% dos eleitores entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) – candidato ao Senado – foi rejeitado por 28%. Ratinho Jr tem 23% de rejeição.

O senador Flávio Arns (Podemos) tem 11% de rejeição e César Silvestri Filho aparece com 9%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho e ouviu 1.200 eleitores. A margem de erro máximo estimada é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os protocolos BR-02620/2022 e PR01338/2022.

EMPATE PARA SENADO

A pesquisa de intenção de votos para o Senado, feita pelo instituto Ipespe e tornada pública nesta segunda-feira, coloca o senador e pré-candidato à reeleição Alvaro Dias (Podemos) em empate técnico com o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil). Segundo o levantamento, Alvaro tem 32% no cenário com seis candidatos, seguido de Moro, com 29%. A margem de erro é de 2.9 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Na terceira colocação, aparece o deputado federal Paulo Martins (PL), com 5%; o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) com 3%, e o deputado estadual Guto Silva (PP), com 2%.

No segundo cenário, com apenas três candidatos, Alvaro abre uma vantagem maior, com 38% das intenções de voto, contra 32% de Moro. Desiree Salgado, do PDT, tem 2%.


Bolsonaro lidera corrida para o Palácio do Planalto no Paraná

O Instituto Ipespe também ouviu os eleitores paranaenses sobre as intenções de voto para a Presidência da República.

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), lidera as intenções de voto para a Presidência da República no Paraná, com 47%, contra 29% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em terceiro, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%; seguido da senadora Simone Tebet (MDB), com 3%. Pablo Marçal (PROS) e o deputado federal André Janones (Avante) têm 1% cada

O ex-presidente Lula lidera a rejeição no Paraná, segundo o Ipespe. De acordo com o levantamento, 53% dos entrevistados no Estado afirmaram que não votariam no petista, contra 37% que rejeitam Bolsonaro. Ciro Gomes é rejeitado por 7% e Eymael por 5%.