POLÍTICA

min de leitura - #

Vale tem oito candidatos a deputados federais e estaduais e um ao Senado

Claudemir hauptmann

| Edição de 18 de agosto de 2022 | Atualizado em 18 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Vale tem oito candidatos a deputados federais e estaduais e um ao Senado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Além dos nove candidatos a deputado especificamente de Apucarana, outras nove candidaturas estão na disputa nas eleições deste ano na região da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que congrega 26 municípios. São três postulantes à Câmara Federal, cinco concorrentes à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e um buscando a única vaga existente no pleito deste ano no Senado Federal. A maioria nunca ocupou um cargo eletivo em nível estadual ou federal.

Os mais experientes politicamente são o ex-deputado estadual e ex-governador Orlando Pessuti (MDB), que concorre ao Senado Federal, e o deputado federal Sérgio Souza (MDB), que já foi senador como suplente, depois se elegeu deputado federal e agora busca um segundo mandato na Câmara Federal.

Esses oito candidatos a deputado e os nove de Apucarana vão disputar, juntos, um universo de 260.356 eleitores aptos a votar nas eleições de 2 de outubro de 2022, conforme dados finalizados em julho pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Entre as cidades que têm candidatos locais, destaque para Califórnia, com dois concorrentes a deputado estadual. O município tem apenas 6.876 eleitores, segundo o TSE.

SENADO

Para o Senado Federal está na disputa o ex-governador Orlando Pessuti (MDB), que nasceu em Califórnia em 10 de março de 1953, quando a localidade ainda pertencia a Apucarana.

Formado em Medicina Veterinária, Pessuti já foi deputado estadual por cinco mandatos, vice-governador, secretário estadual da Agricultura e governador durante nove meses em 2010, além de ocupar outros cargos públicos. Mas ele ingressou na vida pública em 1982, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez na região de Ivaiporã, onde atuava na Emater.

CÂMARA FEDERAL

Nascido em 10 de março de 1973, em Ivaiporã, o advogado e deputado federal Sérgio Souza (MDB) busca seu segundo mandato consecutivo na Câmara Federal. Ele já foi suplente de senador e senador por um período entre 2011 e 2014.

Também buscando uma vaga na Câmara dos Deputados, pelo partido Republicanos, está o empresário no ramo de turismo ambiental e de aventura Fábio de Freitas Couto Rosa, de Borrazópolis. Ele tem se destacado como um dos principais dirigentes da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí-Turismo (Amuvitur).

Outro concorrente à Câmara Federal é o advogado Ademir Prudêncio da Silva (PT), mais conhecido por Dr. Ademir, de Ivaiporã. Ele já foi vereador e suplente de vereador em legislaturas anteriores.

ASSEMBLEIA

Para a Assembleia Legislativa concorrem cinco candidatos. Dois deles são de Califórnia: a atual vice-prefeita Adriana Reis de Jesus Oliveira da Silva (União Brasil), mais conhecida por Professora Adrianinha, que já foi suplente de vereadora; e o servidor público municipal Sérgio Kocimba (PDT), que está disputando um cargo eletivo em nível estadual pela primeira vez.

De Lidianópolis, registrou sua candidatura a deputado estadual Tiago Leite Machado (Rede), que integra o Conselho Tutelar. Ele já ficou como suplente de vereador nas eleições de 2008 e 2012 pelo PSDB e é um dos suplentes de deputado federal pelo PV na legislatura atual.

Também concorrendo a deputado está o enfermeiro e servidor público municipal de Faxinal, Osvaldo Pardim Leite (MDB), o conhecido Osvaldo do Samu. Ele já foi suplente de vereador pelo PT em Cornélio Procópio, no pleito de 2004.

Quem também concorre a deputada estadual é a assistente social Rosana do Ná (PSD), de Bom Sucesso. Na eleição de 2020, ela foi candidata a prefeita.