CIDADES

min de leitura - #

Adesão à vacina da dengue passa de 70% na região, mas procura diminui

Cindy Santos

| Edição de 26 de junho de 2024 | Atualizado em 26 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Adesão à vacina da dengue passa de 70% na região, mas procura diminui

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 5 mil doses de vacina contra a dengue foram aplicadas nos 17 municípios pertencentes a 16ª Regional de Saúde de Apucarana até agora. O número corresponde a 72% dos imunizantes enviados até agora pelo Ministério da Saúde. A aplicação das doses garantiu uma cobertura vacinal de 21% do público-alvo formado por 23.897 crianças e adolescentes, entre 10 a 14 anos. Como 

No total, a regional recebeu mais de 7 mil doses do imunizante e iniciou a vacinação em abril. Até ontem, mais de 1,9 mil doses de vacina estavam à disposição da população alvo da campanha. Segundo o chefe da 16ª RS, Marcos Costa, a meta é aplicar todas as doses recebidas pelo Ministério da Saúde. No momento, entretanto, a baixa procura é mais um desafio.

“Os municípios precisam definir estratégias para estimular a imunização, uma vez que esse público é mais difícil de procurar a vacina. Muitas pessoas têm a impressão que acabou a dengue. Também existe um resquício dos movimentos antivacina que influenciam essa baixa procura”, comenta.

A baixa procura também acarreta outro problema. Com estoque parado, os imunizantes podem estourar o prazo de validade. “Na 16ª Regional de Saúde os imunizantes vencem em 2025”, salienta Costa.

Ontem, o Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliar o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue. A medida valerá para as localidades que tenham lotes com vencimento em 30 de junho e 31 de julho.

A pasta recomendou que os governos locais liberem, de forma preferencial, a aplicação dessas doses para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Atualmente, a campanha de imunização é voltada para pessoas de 10 a 14 anos.

Se a estratégia não permitir o “uso oportuno” das doses, as secretarias de Saúde poderão lançar campanhas para a imunização de pessoas de 4 a 59 anos — idade recomendada pela fabricante da vacina utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).

VACINAS

Na região, a procura é maior que a média do estado. De acordo com dados do Vacinômetro Nacional, compilados no último dia 21 pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná aplicou 44.967 vacinas das 116.130 doses enviadas ao Estado, perfazendo cerca de 38,72% de adesão a vacina (dado extraído com filtro: vacina dengue atenuada, transcrição de caderneta sim e não, estratégia de vacinação de rotina, ano 2024).

O esquema vacinal da Qdenga requer duas doses, com intervalo de pelo menos 90 dias entre elas, portanto, aqueles que tomaram o imunizante em meados de março, estão dentro do prazo para tomar a segunda dose.

CASOS NA REGIÃO

Segundo o último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a região da 16ª RS totaliza mais de 38,9 mil casos confirmados e 42 mortes causadas pela doença. Os municípios com maior número de óbitos são Apucarana (19), Arapongas (8) e Faxinal (5).