CIDADES

min de leitura - #

Apucarana libera 4ª dose da vacina contra Covid-19 a partir de 30 anos

Cindy Santos

| Edição de 07 de julho de 2022 | Atualizado em 07 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana libera 4ª dose da vacina
contra Covid-19 a partir de 30 anos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 foi liberada ontem em Apucarana para maiores de 30 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. Dados do vacinômetro disponibilizados pela plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, mostram, entretanto, que até ontem 9.269 pessoas na faixa etária entre 30 e 39 anos ainda nem tomaram a terceira dose. O número corresponde a 46,3% do público alvo formado por 19.986 pessoas que já iniciaram o ciclo vacinal contra a doença. 

O secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega, considera o índice alto e pede que a população atualize a carteirinha de vacinação e siga os prazos estipulados corretamente, pois a demora compromete a eficácia do imunizante. 

“Essa chamada para a quarta dose também é uma chamada para quem está com a vacina em atraso. Quem segue o calendário regularmente, tem a proteção. Agora quem toma o esquema todo errado, a vacina não terá a mesma eficácia”, alerta. 

Bachiega acredita que o atraso na vacinação ocorre porque muitas pessoas entraram em uma zona de conforto, acreditando que estão fora de risco por causa da queda do número de casos e mortes. “Se analisar, a faixa etária dos 30 anos é a que teve menor número de mortes, então as pessoas acreditam que o risco é menor. Mas é imprescindível manter a vacinação em dia”, assinala o secretário.

Na faixa etária dos 40 anos, por exemplo, o índice de pessoas com a terceira dose em atraso chega a 5%, com 661 pessoas. Já em relação a quarta dose – liberada no último dia 20 de junho -, 1.901 pessoas receberam o imunizante, o que corresponde a 14,5% do público-alvo.

O prefeito Junior da Femac reitera o apelo para a população ficar atenta e manter a imunização dentro dos prazos anunciados para a idade de cada um. “A dose de reforço mantém a imunidade em alta, evitando assim os sintomas graves da doença”, alerta o prefeito. 

VACINAÇÃO

A imunização é realizada no Complexo Esportivo Lagoão, na área interna do ginásio, de segunda-feira a sábado, de 8h30 às 17 horas.

Bachiega, lembra que a 4ª dose também está disponível para profissionais de saúde, respeitando o intervalo de 4 meses da 3ª dose. A dose de reforço (3ª dose) é liberada para adolescentes a partir de 12 anos que tomaram a 2ª dose há mais de 4 meses. Já a imunização da 1ª dose e 2ª dose atende a população a partir dos 5 anos.

Apucarana já aplicou mais de 306 mil doses da vacina contra a Covid-19. A imunização de reforço (3ª e 4ª doses) representa 80.471 deste montante total.

BOLETIM

O número de casos de covid-19 em Apucarana segue em baixa. Ontem, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), confirmou 25 novos diagnósticos. O município não tem nenhum paciente positivado internado no Hospital da Providência.