Despertar nas crianças o gosto pela música, possibilitar evolução no aprendizado em sala de aula e melhorar a autoestima. São alguns dos objetivos das aulas de violão implantadas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de São Pedro do Ivaí.
Em contraturno escolar, as aulas acontecem as segundas, terças, quintas e sextas-feiras na Biblioteca Cidadã e são direcionadas às crianças dos 3º e 4º anos das escolas municipais professor Alfredina Fernandes Gouveia e Gertrudes Maria Domingues. No total são três turmas para cada escola.
“A música é universal e é essencial no lazer e socialização das crianças, contribuindo para formação cultural delas, além de aprimorar o aprendizado em sala de aula”, explicou o prefeito José Isalberti (PTB).
Em pouco tempo, o projeto do município, ministrado pela professora Márcia Morelli, já está com 60 participantes. Anteontem, por exemplo, 14 crianças realizaram uma pequena apresentação para os alunos da Alfredina para mostrar o que já aprenderam durante as aulas.
Para participar do projeto, os pais ou responsáveis devem procurar as direções das escolas para indicar os alunos. As escolas também estão aptas a direcionar estudantes para as aulas de violão. O governo municipal fornece, gratuitamente, sete violões para interessados em participar do projeto.