Após a fim da revitalização externa da Catedral Diocesana Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, que foi concluída em 2023, o templo religioso passará agora por reparos também na parte interna.
As obras para revitalizar o interior da igreja começaram na última terça-feira (2) e têm previsão de serem finalizadas no dia 8 de dezembro. O projeto de revitalização prevê entregar modernização dos bancos, iluminação, ar condicionado e a garantia de acessibilidade na parte interna da igreja.
A revitalização também prevê a substituição do piso atual por granito e mármore. Será realizada também a pintura interna do templo e o hall de entrada ganhará um brasão da Diocese em mármore.
O projeto prevê ainda a implantação de medalhões nos corredores em mármore, que remetem aos sacramentos, além consertos em pontos com foco de infiltração e correção de pontos com reboco esfarelado.
Segundo o bispo Dom Carlos José de Oliveira, o projeto de revitalização ganha importância extra por conta de algumas datas especiais para Apucarana, que completou 80 anos. Além disso, a paróquia Nossa Senhora de Lourdes também completa 80 anos em 2024 e, em 2025 há também as comemorações pelos 60 anos da Diocese de Apucarana.
“O ano de 2025 será o ano santo proclamado pelo Papa Francisco e também o ano dos 60 anos de criação de nossa Diocese de Apucarana. Assim, com a ajuda de todos, faremos a revitalização interna de nossa catedral deixando-a mais agradável, mais confortável e cada vez mais digna de Deus nosso Senhor”, disse o bispo.
A catedral de Apucarana é a única catedral do Brasil dedicada à Nossa Senhora de Lourdes e a única que tem no alto da torre a imagem da Padroeira. A torre chega a 55 metros de altura e a imagem de Nossa Senhora a 6 metros e meio. (GABRIEL CARNEIRO)