CIDADES

min de leitura - #

Economista recomenda reaproveitar materiais

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de janeiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O economista Paulo cruz, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recomenda o reaproveitamento de materiais do ano passado, como canetas, lápis e borrachas. Na opinião do professor, essa atitude além de promover economia, enaltece a consciência ambiental. “Outra dica é comprar somente o necessário para evitar desperdícios”, comenta. 

Uma outra opção dada pela economista é a compra coletiva no atacado. Consiste na formação de um grupo de pais que comprará os itens escolares em alguma empresa atacadista, obtendo preços melhores em relação aos produtos vendidos no varejo. 
Já a advogada Elaine Caliman orienta os pais para que fiquem atentos se receberam listas com alguns componentes de uso comum, que não integram o conjunto didático, como por exemplo itens de higiene pessoal. “Só devem ser solicitados pela instituição de ensino os materiais que forem de uso individual do aluno e em quantidades coerentes. Assim, os materiais de uso coletivo, ou seja, aqueles que serão utilizados por todos os estudantes ou pela própria escola, não podem constar na lista de material escolar a ser adquirido pelos pais ou alunos”, ressalta.