CIDADES

min de leitura - #

Feira Verde já entregou mais de 3 t de hortifruti

Da Redação

| Edição de 15 de junho de 2022 | Atualizado em 15 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Feira Verde já entregou mais de 3 t de hortifruti

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a realização da edição na Vila Regina, que aconteceu nesta quarta-feira (15), o Programa Feira Verde completou um mês de atividades. Neste período, a troca de recicláveis por hortifruti já ocorreu em nove bairros, 854 famílias já foram atendidas, foram entregues 3.635 quilos de alimentos e fornecidos 25 tipos diferentes de hortifrutigranjeiros. 

O prefeito Junior da Femac lembra que o Feira Verde, programa que integra as ações na área de segurança alimentar e nutricional, foi lançado no dia 12 de maio no Residencial Solo Sagrado. “As primeiras edições foram um desafio para a equipe da Secretaria da Agricultura. O programa está tendo maciça adesão e gerando expectativa. As pessoas nos encontram e perguntam: quando o Feira Verde vem para o nosso bairro?”, relata Junior da Femac. 

O prefeito afirma que, após a consolidação, a equipe já está preparando a fase de expansão. “Com um mês de atividades, o programa já está estruturado e conta com um caminhão e uma câmara fria cedidos pela Autarquia de Educação, o que garante que os alimentos cheguem frescos para os moradores. Agora, a equipe vai implantar uma nova dinâmica visando atender mais bairros durante a semana”, frisa Junior da Femac. 

De acordo com Gérson Canuto, secretário municipal de Agricultura, a intenção a partir de meados deste mês é diminuir o tempo de atendimento nos bairros, que atualmente é de 2 horas e passará a ser de 45 minutos. “Com isso, pretendemos atender dois bairros próximos na mesma região da cidade, aumentando o número de regiões atendidas”, projeta Canuto. 

De acordo com Edeson Luiz Martins, que trabalha na separação e na entrega das sacolas, os agricultores familiares forneceram 25 itens diferentes até o momento. “Toda semana buscamos apresentar uma novidade, como foi o caso do pão, da geleia de abóbora e de banana, pitaia, uva, bolacha caseira, milho verde, berinjela e do brócolis”, cita Martins, lembrando ainda que neste período também foram distribuídos abacate, alface, almeirão, beterraba, laranja, cebolinha, salsinha, couve-flor, goiava, mandioca, abobrinha, chuchu, repolho, tomate, banana e pimentão.