CIDADES

min de leitura - #

Governo reabre mais 152 leitos exclusivos de covid

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de janeiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado da Saúde credenciou ontem mais 152 leitos para atendimento preferencial à Covid-19 e H3N2. São 142 enfermarias e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que se somam aos já reabertos desde sábado (22), totalizando agora 609 UTIs e 948 enfermarias. 

Desde o início do processo de reabertura de novos leitos, a capacidade de internamentos quase dobrou para os casos mais leves, passado de 515 para 948. 
Os novos leitos foram distribuídos nos municípios de Londrina, Maringá, Umuarama, Laranjeiras do Sul, Prudentópolis, Palmas, Chopinzinho, Coronel Vivida, Mangueirinha, Pato Branco, Clevelândia e Curitiba.  
“Não estamos medindo esforços para atender quem precisa, neste momento, em que todos os dias os casos de Covid-19 e Influenza aumentam no Paraná. Vale ressaltar que também estamos colocando nossas equipes de prontidão para continuar a vacinação.” disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Segundo o boletim mais recente da Covid-19, a média móvel de casos está em 15.420, aumento de 99% em relação a duas semanas atrás. No casos dos óbitos, a média é de 14. São 276 mil casos já registrados em janeiro - o pico até então tinha sido em maio de 2021, com 194 mil casos.

LOTAÇÃO NA REGIÃO
Na região de Apucarana - onde o governo reabriu 29 leitos no início da semana -, o número de internados vem crescendo nos últimos dias. Nos dois hospitais de referência da 16ª Regional de Saúde - Honpar de Arapongas e Hospital da Providência de Apucarana mantinha 67 pacientes internados, sendo 23 em UTI. Os dados são do boletim de ocupação divulgado ontem pela regional. São 11 pacientes a mais que o registrado no boletim de anteontem, um aumento de  19%.