A prefeitura de Jandaia do Sul deu nesta semana o primeiro passo para implantação da Educação 5.0 no município com a entrega de equipamentos tecnológicos que serão usados na nova proposta de ensino em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Cada escola receberá uma tela interativa e 41 chromebooks. A iniciativa, que visa a inovação do setor educacional do município, faz parte do programa EducaTec Jandaia do Sul, que tem como objetivo inovar o processo de ensino-aprendizagem, propiciar aos alunos um desenvolvimento mais completo e atual, utilizando as novas tecnologias nos processos pedagógicos, além de trabalhar o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
Aproximadamente 1,8 mil alunos serão beneficiados com os equipamentos que foram entregues em solenidade na noite desta quinta-feira no Auditório Municipal do Café. O investimento do município no projeto, que inclui a aquisição dos produtos e os projetos Microkids - direcionado aos alunos do Ensino Fundamental - e Por Dentro da História, este para educação especial e Infantil 4 e 5 - é de R$ 1,5 milhão. Serão contemplados com os novos recursos as escolas “John Kennedy”, “Olavo Bilac”, “Gonçalves Dias”, “César Lattes”, “Monteiro Lobato”; e os CMEIs “Delfina Fornaciari Vinholi”, “Pingo de Gente”, “Doce Lar”, “Criança Feliz” e “Pedacinho do Céu”.
Além da digitalização das escolas, o município iniciou a formação continuada dos professores para que o corpo docente esteja a par das novidades tecnológicas e tire o melhor proveito dos novos equipamentos no processo de ensino-aprendizagem.
“Essa proposta é um salto muito importante que estamos dando na Educação do nosso município. Queremos disponibilizar equipamentos e conteúdos de qualidade para os estudantes, assim como treinamentos para nossos profissionais, afinal, é indispensável que o professor também pense com a cabeça de quem aprende”, observa o prefeito Lauro Junior.
INOVAÇÃO
A inovação é uma das principais metas de governo do prefeito Lauro Junior, que pretende transformar o município em hub regional. Além do foco na educação, a Prefeitura é a principal interlocutora do programa Inova Jandaia, lançado em conjunto com Sebrae e outros parceiros, para incentivar o empreendedorismo de inovação. O município também já formalizou, em junho, o Conselho de Inovação de Jandaia do Sul. O grupo, com participação multissetorial, tem represantes do Sebrae, Universidade Federal do Paraná (UFPR), que tem um campus no município e Associação Comercial e Empresarial de Jandaia do Sul (Acejan).