CIDADES

min de leitura - #

Mais de 900 alunos de Apucarana conquistam medalhas em olimpíada

Da Redação

| Edição de 22 de novembro de 2022 | Atualizado em 22 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Mais de 900 alunos de Apucarana conquistam medalhas em olimpíada

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Educação realizou, na noite de anteontem (21), no ginásio de esportes Lagoão, a solenidade de premiação dos estudantes que se destacaram na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes. Neste ano, as crianças apucaranenses conquistaram 912 medalhas na OBA, sendo 547 de ouro, 198 de prata e 167 de bronze. Outros quatro alunos, da Escola Municipal Fernando José Acosta, também garantiram medalhas de bronze na MOBFOG.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Em 2022, o concurso envolveu aproximadamente 1,2 milhão de estudantes, provenientes de escolas públicas e privadas.

O prefeito Junior da Femac destacou que Apucarana é, mais uma vez, o município paranaense com o maior número de medalhas na OBA. “Os nossos alunos brilharam novamente no concurso e mostraram que estão com os conhecimentos na ponta da língua. Parabéns a eles e aos seus professores pelo belo trabalho realizado. Por meio da OBA, as crianças aprendem conteúdos importantes da área das ciências exatas,” disse.

A secretária de educação, Marli Fernandes, afirma que a prova exige bastante dos estudantes. “As crianças inscritas no nível 1 do concurso, referente ao 3º Ano do Ensino Fundamental, precisaram alcançar nota 8,4 para assegurar a medalha de bronze, 8,6 para prata e 9,2 para ouro. Já no nível 2, os estudantes do 4º e do 5º ano tiveram que atingir média 9,0 para garantir a medalha de bronze, 9,2 para prata e 9,6 para ouro,” detalhou.

Quatro alunos da Escola Municipal Fernando José Acosta também conquistaram medalhas de bronze na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes, que é organizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

As crianças construíram seus foguetes, a partir de canudos de refrigerante, fizeram o lançamento deles e mediram o alcance de cada um. Com isso, puderam aprender sobre ângulos e a propulsão do ar.