CIDADES

min de leitura - #

Passeio na Serra de Apucarana abre nova etapa do programa Viver+80

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um grupo de apucaranenses da melhor idade participou ontem de um roteiro de visitação na Serra de Apucarana, junto à PR-170. Promovido pela Prefeitura de Apucarana, o “Tour Vivências” teve como atração central a Vinícola Casa Carnasciali e inicia uma nova etapa do Projeto Viver+80. Com vinhedos próprios, o empreendimento é pioneiro na produção de vinhos com uvas vitis viníferas no norte do Paraná e tem recebido visitantes de todo o país.

A atividade vivencial integra uma nova etapa do Projeto Viver +80, ação de governo com foco no atendimento integral da pessoa idosa. “O Tour Vivências é um projeto inovador que tem seu lançamento dentro do “Mês da Mulher”, e que será desenvolvido de forma permanente. Além de destinos turísticos como referência de visitação, a ideia é fomentar maior integração com foco no bem-estar, saúde e qualidade de vida”, explica o prefeito. 
Durante o “passear”, complementa a secretária da Mulher e Assuntos da Família Denise Canesin, ocorre integração, intercâmbio pessoal, troca de vivências. “Com esta ação buscamos mostrar oportunidades de utilização saudável de tempo livre para a manutenção da saúde. A ideia é, gradativamente, ir ampliando o raio de ação, envolvendo todas as demais secretarias com seus respectivos serviços e potencial de atendimento”, diz Denise.
Durante o “passeio”, as participantes são convidadas a preencher um questionário que vai ajudar a administração municipal estabelecer um “perfil da mulher apucaranense”. 
A partir da observação de grupo, em um primeiro momento a equipe técnica já pretende identificar necessidades, direcionando a mulher idosa para os serviços públicos disponíveis. “São recursos do município utilizados para o bem estar da mulher idosa”, conclui a secretária da Mulher, Denise Canesin. 
O roteiro de visitação inclui ainda o Parque Eco-reliogoso da Redenção, o Memorial Ucraniano, o Parque Municipal Jaboti, Parque Ecológico da Raposa e o Parque Ecológico Santo Expedito. “Este projeto terá sequência no decorrer do ano e gradativamente realizará ações necessárias conforme o diagnóstico de necessidades levantadas, que nos permitirá conhecer melhor as pessoas idosas que vivem em Apucarana”, reforça Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana.