CIDADES

min de leitura - #

Plantio de mudas marca Dia do Rio em Jardim Alegre

Da Redação

| Edição de 24 de novembro de 2022 | Atualizado em 24 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Plantio de mudas marca Dia do Rio em Jardim Alegre

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Jardim Alegre, através do Departamento do Meio Ambiente, em parceria com o Colégio Estadual Cívico-Militar Anita Garibaldi, promoveu ontem o plantio de mudas de árvores de espécies nativas no Lago Municipal Ângelo Santini, onde fica a nascente do rio Genibre.

A atividade foi realizada em alusão ao Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro, com a finalidade de conscientizar as pessoas quanto à preocupação com a escassez da água e incentivar a preservação e proteção dos recursos naturais.

A ação foi promovida pelos escritórios regionais do Instituto Água e Terra (IAT) em diversas cidades do Estado, por meio do programa Paraná Mais Verde. No Paraná a expectativa é reflorestar uma área aproximada de 250 hectares com o plantio de mais de 100 mil mudas. 

As espécies escolhidas para esse projeto são consideradas raras ou ameaçadas de extinção, como Cedro Rosa (Cedrela fissilis), Palmito Jussara (Euterpe edulis), Imbuia (Ocotea porosa) e Canela sassafrás (Ocotea odorífera).

Em Jardim Alegre, de acordo com diretor municipal do Meio Ambiente, Odair Marcolino, além de educação ambiental, o plantio das mudas visa também vai evitar o assoreamento do lago. A plantio de mudas de espécies arbóreas reduz o deslizamento de terra para o leito do lago, que é nascente do rio Genibre

“Não é só função de embelezamento do local. Essas árvores vão contribuir com o equilíbrio ecológico e também servem para a reconstrução da mata ciliar do Rio Genibre. Queremos contribuir para uma melhoria da qualidade da água”, esclareceu.

Ainda segundo Odair, esta foi uma primeira etapa de plantio. A a ideia é que nos próximos dias seja realizado o plantio de novas mudas também nas margens do Rio Genibre. No total a ideia é que sejam plantadas cerca de 300 árvores.