CIDADES

min de leitura - #

Pratique o controle do seu estado emocional

Adalton Vieira

| Edição de 16 de março de 2023 | Atualizado em 16 de março de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ter inteligência emocional não significa ser frio, não ter as emoções ou então dominar as emoções; não é só sobre isso. É usar os estados emocionais que você já tem na sua vida ao seu favor para que você consiga ter o resultado através daquelas emoções.

Já parou para pensar que muitas pessoas que avançam em suas carreiras, muitas vezes empacam e não conseguem ir além por não dominar as suas questões emocionais? Pessoas que tem especialização, MBA, mestrado, doutorado, pós-doutorado, mas mesmo assim não conseguem ter uma vida abundante, uma vida épica de fato, porque são pessoas limitadas em relação às suas emoções?

Por exemplo, são pessoas que sentem raiva quando não deveriam sentir, são pessoas que sentem ansiedade extrema, que não conseguem mostrar o que sentem para as outras pessoas da sua família, do seu convívio, o quanto são gratas a elas ou ainda o quanto as ama. Líderes que não tem equilíbrio emocional para conseguir dizer não para as pessoas ou conseguir dar um feedback de correção, um feedback de melhoria para alguma pessoa da sua equipe. Por esses e muitos outros motivos, ter inteligência emocional é tão importante.

Primeiro ponto para trazermos para a prática é: descubra qual emoção você quer acessar e para qual finalidade. Entenda que quando você acessa um estado emocional, você acessa junto com ele muitos recursos que ele te traz.  Por exemplo, quando você acessa um estado emocional de raiva, você tem muito mais energia física para fazer alguma coisa. Quando você acessa o estado emocional de gratidão, você vê sua angústia, a sua ansiedade desaparecer imediatamente. Então entenda que cada estado emocional carrega junto dele um conjunto de recursos emocionais que  possibilita que você realize algo muito importante de uma maneira muito mais fácil.

Muitas pessoas acreditam que estados emocionais são como algo espiritual.  Algo que vem, toma conta de você e não se pode fazer nada com isso. Não é verdade. O que você vai visualizar aqui é que você pode sair de um estado emocional e entrar em outro estado. Pode acreditar, você é muito capaz disto.

Observe esta situação; quantas vezes você já experimentou um estado emocional de tristeza, estado emocional este de poucos recursos e para você acessar o estado emocional de tristeza, você usou uma estratégia. Então se você identifica nesse primeiro ponto qual é o estado emocional que você quer acessar e qual estratégia você vai utilizar pra acessar, você já está muito à frente no seu Eu lá do passado.

Quando você está acessando o estado emocional de tristeza ou o estado emocional de angústia, normalmente alguém que os acessa faz primeiro movimentos mentais de coisas que vê, de coisas que ela diz para ela mesma, de coisas que ela imagina e também por movimentos fisiológicos, ou seja, ninguém consegue acessar um destes estados emocionais se estiver gritando de felicidade, correndo de euforia ou sorrindo, porque isso é incongruente.

A congruência do seu corpo e dos seus mecanismos neurais dizem o seguinte: se você está triste você geralmente tende a fechar o seu corpo, os ombros caem, o seu semblante fica murcho, você respira de uma forma mais rasa. Agora perceba o seguinte, se você mudar a sua estratégia, acessar um outro estado emocional, vem com ele novos recursos. Por exemplo, imagina que tem alguma coisa muito ruim acontecendo na sua vida, quando você entra no carro para voltar para sua casa, em vez de permitir que os seus ombros caiam, em vez de permitir que a sua respiração fique fraca, você imediatamente percebe: “espera aí, eu estou caindo emocionalmente”, você muda sua postura conscientemente, você respira de uma forma mais forte, conscientemente você muda a música que está tocando no rádio. Tudo isso cria um movimento que o seu sistema, já entende: “espera aí, quando ele respira desse jeito, quando ele muda a postura corporal, ele não está triste, está acessando outro estado emocional”. Faça um teste, experimente!