CIDADES

min de leitura - #

Saúde de Ivaiporã vai ampliar atendimento odontológico

Da Redação

| Edição de 05 de agosto de 2022 | Atualizado em 05 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Saúde de Ivaiporã vai ampliar atendimento odontológico

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Implantada neste ano pela Prefeitura de Ivaiporã, a descentralização o atendimento odontológico ampliou o número de atendimentos e será reforçada. Após levar o serviço para sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), mais duas devem ganhar dentistas.

A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, informou que o atendimento odontológico está em fase de abertura na UBS São Francisco e Santa Bárbara. Por enquanto, os pacientes da UBS João XXIII são agendados e atendidos na UBS São Luiz e no Centro de Saúde. No entanto, a UBS que está em fase de construção na Vila João XXIII terá atendimento odontológico. 

Atualmente, a população já é atendida nas unidades de São Luiz, Monte Castelo, Nova Porã, Santo Antônio e Centro de Saúde, e nos distritos do Alto Porã e Jacutinga. 

A descentralização dos serviço multiplicou os atendimentos. Em 2021, a odontologia registrou 2.128 pacientes e 5.505 procedimentos odontológicos. Em 2022, foram atendidas 2.366 pessoas em 6 meses. Durante este período, o Departamento de Saúde contabilizou 4.565 procedimentos e entregou mais de 200 próteses dentárias. Ou seja, o número de atendimentos feitos em 6 meses de 2022 foi superior aos 12 meses de 2021. “E vamos ampliar”, avisou Cristiane Pantaleão.  

Nas escolas municipais e nos centros municipais de educação infantil as equipes do Departamento de Saúde desenvolvem um trabalho de conscientização e prevenção jamais feito anteriormente – orientando as crianças e adolescentes acerca da forma correta de escovar, além de aplicar flúor. 

“A prevenção é a melhor aliada da saúde bucal e aquela que mais proporciona resultados”, comparou Cristiane Pantaleão. Outro atendimento diferenciado é feito nas UBS com gestantes e crianças, que são orientadas a passar pelo dentista. “Além disso, estamos organizando a implantação do Atendimento Especializado em Saúde Bucal – com as especialidades de endodontia, cirurgia geral e periodontia, e raio-X odontológico disponível”, revelou Cristiane Pantaleão.