CIDADES

min de leitura - #

Seminário discute apicultura em Ortigueira

Da Redação

| Edição de 28 de outubro de 2015 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Atrair e reunir apicultores de municípios do Paraná, incentivar a busca por conhecimento científico e incrementar a rede de contatos dos produtores de mel. Com este objetivo, o Sebrae e Prefeitura Municipal de Ortigueira realizam na próximo sexta-feira, o VII Seminário da Apicultura de Ortigueira e Região. O evento acontece das 8 às 16 horas, no Auditório Municipa.

Na ocasião, o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, fará a entrega do certificado de Registro de Denominação de Origem (DO) do mel de Ortigueira para a prefeita municipal, Lourdes Banach, e para a presidente da Associação dos Produtores de Mel deOrtigueira, Ana Mozuski Kutz.

O registro foi conferido pelo INPI no início do mês passado e a conquista é decorrente do Projeto Mel do Município de Ortigueira, iniciativa apoiada pelo Sebrae/PR e parceiros, como a Apomel, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Prefeitura de Ortigueira,.

Com isso, o mel produzido em Ortigueira tornou-se o primeiro produto paranaense a receber o registro de DO e também o primeiro mel do Brasil a obter o reconhecimento. A concessão reconhece que as características físico-químicas do produto decorrem das condições botânicas da região, sendo diferenciado do mel produzido nos arreadores.

A expectativa é que 200 apicultores prestigiem o Seminário, que conta com o apoio do Iapar, UTFPR, Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, Klabin e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP)