CIDADES

min de leitura - #

Unespar e UTFPR aprovam retorno das aulas presenciais no início de 2022

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após quase dois anos de ensino online, as universidades públicas de Apucarana voltarão a receber alunos. Nesta semana, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – ambas com campus instalados na cidade - aprovaram o retorno do ensino presencial a partir de 2022. A medida impacta em cerca de 3,9 mil alunos das duas instituições.

Na Unespar, as aulas presenciais retornam a partir do dia 2 de fevereiro. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), realizada anteontem.
De acordo com Leonardo Fávero Sartori, diretor em exercício do campus Apucarana da Unespar, os conselheiros aprovaram por unanimidade o retorno das atividades acadêmicas presenciais na universidade. “A expectativa para esse retorno é positiva, pois esperamos que com a entrada dos calouros de 2022 e a volta à ‘normalidade’, possamos ter todo o movimento de sempre no nosso campus”, afirma. 
Como o ano letivo de 2021 teve uma pausa, Leonardo explica que em fevereiro e março os veteranos concluem o 2ª, 3ª e 4ª anos, atrasando um pouco o início do novo ano letivo. “Os veteranos voltam a estudar em abril e os calouros iniciam as aulas em maio. Todas as atividades presenciais de funcionários, colaboradores e docentes já retornaram no campus desde outubro”, ressalta Leonardo que reforça a importância econômica e social da volta às aulas presenciais para Apucarana.
“É muito importante esse retorno também para a parte social e econômica da cidade, já que um terço ou mais dos alunos vêm de fora da cidade. Com o retorno desses estudantes, imóveis voltam a ser alugados, por exemplo”, complementa. 
UTFPR
No campus da UTFPR, as aulas voltam no dia 3 de março. Segundo a diretora de graduação e educação profissional do campus local, Isabel Moretti, a instituição iniciou em setembro um retorno gradual com a oferta de algumas disciplinas presenciais, após pouco mais de um ano de aulas 100% remotas. Segundo ela, a instituição conseguiu regularizar o calendário de modo que no ano o ano letivo começa efetivamente em 3 de março.
“Vamos começar o primeiro semestre do calendário acadêmico de 2022 com uma pequena porcentagem de disciplinas remotas/híbridas, mas em suma iremos retornar ao ensino presencial. A expectativa é positiva, uma vez que a vacinação já estará completa em grande parte dos nossos estudantes. Percebemos que os docentes e discentes anseiam esse retorno”, comenta.