ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

Mudar o nome não resolve

Da Redação

| Edição de 14 de novembro de 2022 | Atualizado em 14 de novembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eu já escrevi comentários sobre várias expressões engraçadas ou sem sentido que viram moda e são usadas por profissionais e gente de negócios. Muitas delas são criadas para maquiar uma dura realidade e torná-la menos dolorosa. Às vezes até para dar a impressão de que a vítima está no pleno controle da situação e irá revertê-la em breve.

Quem não se lembra do feito do RH de uma empresa quando resolveu registrar a função de ‘Ascensorista de Elevador’ com um nome que causasse ao funcionário uma impressão de maior importância no organograma. Chamaram-no de “Responsável pela Ascensão e Descensão Mecânica de Pessoas”. E para que se ele orgulhasse, os colegas usavam a sigla: ADMP.

Absurdo. Mas real!

A expressão que trago hoje você encontrará com frequência enorme em todas as mídias, especialmente no LinkedIn. É a bendita: “estou partindo para um novo desafio”. 

Quantas vezes já vimos isso por aí!

“Estou partindo para um novo desafio” é dito por alguém que se encontra no mais baixo nível de desgosto pós-demissão de seu atual emprego e, dada necessidade de se recolocar imediatamente, deseja contar com a colaboração de todos os leitores. Então tenta fazê-lo mostrando otimismo e segurança. 

Mas, espere aí! Não seria melhor dizer: “Socorro! Estou na pior e tenho um ótimo currículo? Quem puder, faça alguma coisa por mim?”

Eu penso que talvez o mundo poderá ser muito mais solidário se formos menos autopiedosos e mais claros, francos e assertivos. Sim, porque ser específico produz resultado mais rápido do que se autoenganar como uma peruca para esconder a calvície.