COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto nos 67 anos de Goioerê

Da Redação

| Edição de 09 de agosto de 2022 | Atualizado em 09 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto nos 67 anos de Goioerê

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-secretário de Estado da Saúde e candidato a deputado federal, Beto Preto (PSD), esteve nesta segunda-feira em Goioerê, na região noroeste do Paraná, onde participou das comemorações dos 67 anos de emancipação política e administrativa do município. Em evento festivo realizado no Parque de Exposições, Beto Preto foi recebido (na foto) pelo prefeito Betinho Lima (PSD), pela primeira-dama Viviane Lima e pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia, José Augusto de Souza, além de outras lideranças políticas e comunitárias locais e regionais “Para mim foi uma satisfação muito grande estar nesse município pujante e de franco desenvolvimento através de um grande prefeito e toda a sua equipe”, disse Beto Preto nas redes sociais.

Bastidores em Arapongas
O anúncio da candidatura a deputado estadual do vereador Aroldo Pagan (Podemos), feito no último final de semana, vem causando um certo desconforto político em Arapongas. Aroldo deverá disputar votos praticamente no mesmo eleitorado do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD). Pagan era vereador da base aliada do ex-prefeito Antônio José Beffa, que tinha Bazana como vice. Atualmente, Bazana é deputado estadual tendo assumido como suplente, depois que Fernando Francischini (União Brasil) teve o mandato cassado. Há quem tema, em Arapongas, que a candidatura de Pagan ameace a reeleição de Bazana, bem como a própria eleição de Pagan, deixando a cidade sem um deputado estadual.
Em trincheiras opostas
Filiado ao Podemos, o ex-coordenador da Lava-Jato no Paraná e candidato a deputado federal, Deltan Dallagnol, como não poderia deixar de ser, vai apoiar a candidatura de Alvaro Dias ao Senado. O senador tem como principal adversário o ex-juiz Sergio Moro, com quem Dallagnol tem um longo histórico de colaboração. O discurso de Dallagnol a Alvaro, inclusive, foi um dos destaques da convenção do Podemos realizada em Curitiba. Dallagnol reforçou seu discurso contra a corrupção e agradeceu o convite de Alvaro Dias para participar de um projeto de mudança no Brasil. Dallagnol, que acaba de receber uma condenação do Tribunal de Contas da União, declarou todo seu apoio a Dias.
Dia de manifestações
Movimentos populares estão organizando manifestações em defesa da democracia para esta quinta-feira em 24 estados e no Distrito Federal. As mobilizações são organizadas pela Central de Movimentos Populares (CMP) por meio da Campanha Fora Bolsonaro, composta pelas entidades Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo. Segundo os organizadores, o objetivo é mobilizar a população em resposta ao que consideram “escalada golpista” e aos discursos do presidente Jair Bolsonaro (PL) que atacam o sistema eleitoral e colocam em xeque a segurança das urnas eletrônicas. As manifestações ocorrerão no dia que está marcada a leitura da “Carta pela Democracia”, em São Paulo.
Recursos para a UFPR 
A deputada federal Luísa Canziani (PSD) estará em Brasília, nesta quarta-feira, visando buscar recursos para a construção do campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de Jandaia do Sul. A obra, que será executada numa parceria com o Governo Ratinho Jr, vai marcar os dez anos do campus Jandaia, que serão completados ainda em 2022. Ontem, a deputada esteve com o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, para alinhar os últimos detalhes. Mesmo sem sessões na Câmara Federal devido ao recesso parlamentar, a deputada informa que não parou seus compromissos em busca de recursos para o Paraná.