O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), encaminhou ontem uma notificação à Sanepar após o município sofrer novamente com a falta de água. Cita acionou a Procuradoria Jurídica para exigir esclarecimentos. Embora a companhia tenha justificado o incidente como uma falha técnica pontual, o gestor contesta a frequência das interrupções. “Sabemos que problemas assim podem acontecer, contudo, o desabastecimento tem sido reiterado, o que chama a atenção, principalmente em razão das ‘desculpas’ distintas em cada evento”, afirmou o prefeito, que exige da Sanepar não apenas explicações formais, mas a comprovação documental das falhas. A medida fundamenta-se no contrato de concessão e no dever de informação de serviço essencial.
Melhor avaliado
Ratinho Junior (PSD) é o governador com melhor avaliação no Brasil, segundo aponta pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada ontem, que mediu a popularidade dos gestores entre outubro e dezembro deste ano. O paranaense aparece na liderança isolada, com 85% de aprovação. Ratinho Jr. está três pontos à frente do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), segundo melhor avaliado, com 82%. Rafael Fonteles (PT), do Piauí, e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, empatam em terceiro, com 81%. O paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 60% de aprovação e Eduardo Leite (PSD),
com 62%.
Recursos para Faxinal
O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD), esteve nesta semana em Curitiba para tratar de investimentos. O município foi contemplado com um aporte superior a R$ 3,5 milhões do Governo do Estado para a compra de equipamentos. O anúncio foi feito anteontem, durante a entrega de kits de instrumentos musicais para mais de 90 municípios paranaenses — Faxinal recebeu um Kit Fanfarra. “São mais de 3,5 milhões de reais em maquinário que vão reforçar as nossas frentes de trabalho”, comentou o prefeito, que vem acelerando obras na extensa zona rural da cidade.
Moro em Maringá
O senador Sergio Moro participa nesta sexta-feira (5) em Maringá, sua terra natal, de um encontro de lideranças do partido. Na ocasião, o senador anunciará o empresário Wilson Matos Filho como novo presidente do diretório municipal, além de filiar novos membros e pré-candidatos a deputado estadual e federal para as próximas eleições. Segundo Moro, o evento marca o início do planejamento estratégico da sigla para a região Noroeste. Matos Filho substitui o deputado licenciado e secretário do Trabalho, Paulo do Carmo no comando do diretório municipal do União Brasil em Maringá.
Spray de pimenta
De autoria dos deputados Ney Leprevost (União) e Alexandre Curi (PSD), um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa visa regulamentar a comercialização de sprays de extratos vegetais — o mais famoso é o de pimenta — como instrumentos de legítima defesa para as mulheres do Paraná,notadamente vítimas de violência doméstica. A proposta busca ampliar a proteção individual feminina. De acordo com o texto, o spray terá concentração máxima de 20% e venda restrita a mulheres maiores de 18 anos em farmácias com apresentação obrigatória de documentos pessoais. O projeto garante a regularização, evitando o contrabando do item, comum atualmente.