COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Emoção política em Arapongas

Da Redação

| Edição de 16 de setembro de 2022 | Atualizado em 16 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Emoção política em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A inauguração nesta sexta-feira do Colégio Estadual Irondi Pugliesi, em Arapongas, reuniu antigos aliados que há muito tempo estavam distanciados um do outro: o prefeito Sérgio Onofre (PSC) e o ex-deputado Waldyr Pugliesi (MDB). Na sua fala, o prefeito se emocionou ao lembrar de Irondi, ex-deputada falecida no ano passado. “Eles fazem parte da minha vida política e isso eu não nego. E agora transformamos este sonho em realidade: um colégio estadual para a Zona Sul com o nome de uma pessoa querida como a Irondi”, disse Onofre. Também emocionado, Waldyr reconheceu a liderança e o trabalho de Onofre. “É importante saudar o excelente prefeito que o Sérgio tem sido para Arapongas. Durante muitos anos nós caminhamos juntos. Depois, por questões políticas, trilhamos caminhos diferentes. Porém, este é um momento importante para Arapongas”, declarou.

Não podem ser presos 

A partir deste sábado (17), nenhum candidato nas eleições deste ano poderá ser preso, salvo em flagrante delito. A determinação entra em vigor 15 dias antes do pleito de 2 de outubro. O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral ao prevenir que prisões sejam utilizadas como manobra para prejudicar um candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha. Já os eleitores não poderão ser presos a partir de 27 de setembro (5 dias antes das eleições), a não ser também em caso de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. 

Segurança para Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornará a Curitiba neste sábado para um comício na Boca Maldita, a partir das 10 horas, com um esquema reforçado de segurança. Batizado de “Todos Juntos pelo Paraná”, o ato terá a participação do candidato ao governo pelo PT, Roberto Requião. A última vez em que Lula esteve na cidade foi no dia 18 de março, quando Requião assinou sua ficha de filiação no partido. A assessoria da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) confirmou que haverá um esquema especial, mas que as informações são sigilosas. 

Moro está garantido

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou todas as seis ações de impugnações apresentadas contra a candidatura do ex-juiz federal Sergio Moro. Partidos e candidatos questionavam o seu domicílio eleitoral, já que ele havia se filiado ao União Brasil em São Paulo. Moro usou as redes sociais nesta sexta-feira para comemorar a manutenção de sua candidatura. “Mais uma derrota do PT e da velha política. Tentaram impugnar minha candidatura por motivos frívolos e perderam por unanimidade no TRE-PR. Caminho livre agora para renovar o Senado, defender o Paraná e mudar o Brasil”, escreveu no Twitter.

Entusiasmado com o Ideb

Pela segunda vez consecutiva, Apucarana conquista a maior nota do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) no Paraná, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A conquista foi comemorada com muito entusiasmo nesta sexta pelo prefeito Junior da Femac (PSD); pela secretária de Educação, Marli Fernandes; diretoras, coordenadoras e professores. Marli lembrou que a nota de Apucarana é maior do que as de todas as capitais do País. “É algo muito significativo para nós que, no final do ano passado, tivemos a grata surpresa de ter ganho o Prêmio Band Cidades Excelentes, em pesquisa de âmbito nacional do Instituto Áquila e a Rede Bandeirantes, como a melhor educação básica do Brasil”, citou o prefeito.