O prefeito de Rio Bom, Moisés de Andrade (PSD), considera uma das grandes conquistas da sua gestão em 2023 a municipalização da estrada que liga a cidade ao Distrito de Santo Antônio do Palmital, que tem uma extensão de 9,6 quilômetros. O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), foi aprovado pela Assembleia Legislativa e a lei sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD) no dia 6 de novembro. Até então tratava-se de uma rodovia estadual sob responsabilidade do DER. O prefeito, inclusive, já tem um projeto pronto para pavimentação asfáltica do trecho de 4,5 quilômetros que ainda resta. Obra será executada com recursos da Itaipu Binacional, que está liberando R$ 2 milhões ao município para obras de infraestrutura urbana, rural e ambiental.
Comando da Amuvi
A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) terá sua primeira reunião de 2024 em fevereiro, em data e cidade ainda a serem definidas. Na ocasião, o prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), vai passar a presidência ao prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), que é o vice-presidente. Quando da eleição da nova diretoria, houve um acordo entre ambos para um revezamento na presidência. O ano de 2024, aliás, será de grande movimentação política envolvendo prefeitos, tendo em vista as eleições municipais marcadas para início de outubro. A Amuvi quer assegurar a execução de vários projetos com auxílio do governo do Estado.
Justus em outro partido?
O deputado estadual Nelson Justus, que tem sua base eleitoral na cidade litorânea de Guaratuba, mas têm votos em quase todo o Estado, participou recentemente de uma reunião do PRTB de Curitiba. Isso foi o suficiente para surgirem especulações nos corredores da Assembleia Legislativa do Paraná e na imprensa sobre sua possível saída do PSD. Comenta-se que Nelson Justus pode deixar o PSD e ingressar no PRTB na janela eleitoral de 2026 para disputar a reeleição, mas isso dependendo do desempenho eleitoral de suas bases políticas na eleição municipal de seis de outubro de 2024.
Três mil sugestões
A Assembleia Itinerante, projeto criado pela Mesa Executiva do Poder Legislativo do Paraná para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios, fechou o ano de 2023 com mais de três mil sugestões e reivindicações recebidas. Implantando pela atual gestão do deputado Ademar Traiano (PSD), a iniciativa já foi realizada em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. A primeira edição de 2024 já está marcada: o evento ocorre em Arapongas no dia 31 de janeiro, durante realização da Movelpar, tradicional e importante feira de negócios do setor moveleiro do Paraná e do País.
Dia do Rei Pelé
Numa das últimas sessões do ano, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui o Dia do Rei Pelé, a ser comemorado anualmente em 19 de novembro, data em que o jogador marcou seu milésimo gol em 1969. A proposta seguiu para o Senado. O projeto é de autoria dos deputados Luciano Ducci (PSB-PR) e Felipe Carreras (PSB-PE) e contou com parecer favorável do deputado Duarte Jr. (PSB-MA). “É importante destacar que o legado de Pelé ultrapassou o mundo do esporte. Em 1969, um país parou uma guerra para vê-lo jogar. Ele foi embaixador de órgãos como ONU, Unesco e Unicef, inclusive sendo nomeado como embaixador da boa vontade para a histórica Cúpula da Terra da ONU, a Eco 92”, lembram os autores.