COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Justus assume vaga na Assembleia

Da Redação

| Edição de 06 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 06 de fevereiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O suplente Nelson Justus (União Brasil) assumiu nesta segunda-feira uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele ocupa a vaga aberta pelo deputado estadual eleito Mauro Moraes (União Brasil), que se licenciou do mandato para assumir o posto de secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. O juramento de posse (foto) ocorreu durante a sessão plenária que abriu os trabalhos da 1ª sessão legislativa da 20° legislatura, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) realizou a leitura da mensagem oficial do Governo. Nelson Justus é o primeiro suplente de seu partido. Ele recebeu 38.779 votos nas eleições de 2022. Com o retorno à Assembleia, o deputado inicia seu nono mandato como parlamentar. Nelson Justus já foi presidente da Assembleia em duas oportunidades, além de ter ocupado cargos como secretário de Estado e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

Nomeação de Jossuela 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), assina nesta terça-feira a nomeação da vereadora Jossuela Pireli (PROS) no cargo de secretária de Assistência Social. O convite foi formulado pelo prefeito Junior da Femac e reforçado pelo vice-prefeito Paulo Vital (PSD). “Tenho absoluta confiança de que, assim como demonstrou sua competência na pasta do Esporte e Juventude, a Jossuela irá conduzir com sucesso a Secretaria de Assistência Social”, avalia o prefeito. A ex-secretária Ana Paula Nazarko passa a coordenar o grupo de trabalho da infância e adolescência. “A Nazarko irá acompanhar e gerir todas as políticas municipais desenvolvidas para crianças e adolescentes, incluindo as áreas de esportes e cultura”, informa Junior da Femac.

Prestando contas

Na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Apucarana, ontem, o ex-presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, Marcos da Vila Reis (PSD), apresentou a prestação de contas do Legislativo Municipal referente ao mês de dezembro e também do ano de 2022, quando a Casa de Leis era presidida pelo vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD). De acordo com o relatório, a Câmara de Apucarana chegou ao final do ano registrando uma sobra de R$ 4,1 milhões, recursos que foram devolvidos ao Poder Executivo para investimentos conforme decisão do prefeito Junior da Femac. A próxima prestação de contas, referente a janeiro, será de responsabilidade da nova Mesa Diretora.

Lula critica juros altos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta segunda-feira o patamar do juro básico da economia e a política monetária definida pelo Banco Central.

Em cerimônia no Rio de Janeiro para marcar a posse do ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula afirmou que o Brasil tem uma “cultura” de juros altos que “não combina com a necessidade de crescimento” do país. Lula também atacou o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que, na semana passada, decidiu manter a taxa de juros em 13,75% – patamar em vigor desde agosto de 2022.

Denúncias por e-mails 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu mais de 107 mil e-mails com denúncias sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. De acordo com a Secretaria de Acesso à Justiça do ministério, das mais de 107 mil mensagens, foram analisadas 102.407 enviadas por 27.457 denunciantes. Nos e-mails, há nomes de suspeitos de participantes, organizadores e financiadores dos ataques. Autoridades, como deputados, governadores, prefeitos e vereadores, que teriam convocado os atos foram mencionadas em 7.003 mensagens.