O vereador Moises Tavares (PP) participou ontem, na Câmara dos Deputados, da Jornada da Pessoa com Hemofilia, promovida pela Frente Parlamentar pela Saúde. O vereador foi ao evento a convite da ABRAPHEM - Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia, sediada em Apucarana e que desde sua formação recebeu apoio do parlamentar. É do vereador, inclusive, a lei municipal Lei Arthur Gabriel, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Hemofilia. Em Brasília, o parlamentar destacou os avanços da saúde pública de Apucarana em relação à atenção ao distúrbio. Moisés participou ainda de audiência pública da Comissão Especial de Inteligência Artificial da Câmara Federal, presidida pela deputada Luísa Canziani (PSD), que está debatendo o PL 2338/23, da regulamentação da inteligência artificial no Brasil, e passou pelo gabinete do diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri.
Marco Brasil em Arapongas
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, participa hoje pela manhã, na sede campestre do Sima - Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas, de encontro com empresariado local. O evento, realizado de forma conjunta com a Invest Paraná e Prefeitura de Arapongas visa divulgar projetos da secretaria e promover uma aproximação com o empresariado. A ação vem sendo feita em vários municípios do Estado e em Arapongas um dos setores estratégicos é o polo moveleiro. Além de empresários, a dinâmica é voltada para prefeitos e secretários como forma de aproximação do setor. O prefeito Rafael Cita (PSD) e lideranças políticas também devem acompanhar a agenda.
Ditão em Curitiba
O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), passou ontem por várias secretarias e autarquias em Curitiba para acompanhar uma série projetos de interesse do município em andamento. Acompanhado do diretor de Indústria e Comércio, Reynaldo Missiato, o prefeito iniciou a agenda na Casa Civil, a secretaria ‘mais jandaiense’ do governo Ratinho Junior, onde foi recebido pelo subchefe Lúcio Tasso. “Estamos levando as demandas da nossa cidade diretamente às autoridades estaduais, buscando parcerias e recursos para transformar os projetos em realidade”, afirmou o prefeito Ditão, que tem mostrado novamente, neste seu segundo mandato, a habilidade que tem nas articulações.
Tratores de Beto
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, rotineiramente às voltas com entregas de ambulâncias, vem, nas últimas semanas acompanhando outro tipo de maquinários. Vários municípios da região estão recebendo veículos pesados, como tratores e pás-carregadeiras, viabilizados pelo gabinete de Beto em Brasília. O secretário está licenciado do cargo, mas detêm o controle de suas emendas. Rosário do Ivaí, Borrazópolis, São Pedro do Ivaí e Marilândia do Sul estão entre os municípios beneficiados. O prefeito de Marilândia do Sul, Walmir Peres (PSD), por exemplo, garantiu quase R$ 1,2 milhão em maquinários pelo gabinete de Beto e do deputado estadual Artagão Júnior. “Beto é um grande parceiro nosso”, comenta.
Sigilo da Celepar
A Bancada da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná protocolou anteontem junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), pedido para que seja derrubado o sigilo no processo de venda da Celepar. Os deputados querem que o caso seja apreciado no Plenário do TCE-PR e que a representação seja pública, mantendo em sigilo apenas documentos que representem risco real à segurança do Estado, da população e de sistemas estratégicos. “Não dá para decidir o futuro da Celepar às escondidas. Precisamos de transparência”, reforça o deputado Arilson Chiorato (PT), líder da bancada da Oposição na Casa. A venda da Celepar, inclusive, será tema de audiência pública no plenarinho na segunda-feira.