A especulação de uma grande reforma no secretariado do governador Ratinho Junior (PSD), a partir de janeiro, para abrigar alguns prefeitos aliados que vão deixar o cargo em fins de dezembro, pode não ser tão ampla como se imaginava. Segundo fonte desta coluna, haverá mesmo alguma mudança, porém sutis. Alguns secretários que deixaram o posto para se candidatar a prefeito ou mesmo apoiar aliados podem retornar ao cargo. É o caso, por exemplo, do deputado federal Beto Preto (PSD), que deve reassumir a Secretaria de Estado da Saúde. Outro que também pode voltar ao governo é o deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), que disputou e perdeu a Prefeitura de Ponta Grossa. Rangel, antes de se desincompatibilizar, ocupava a Secretaria de Inovação.
Conhecer a Assembleia
Vereadores eleitos que fazem parte do chamado grupo dos oito em Apucarana estão se organizando para uma visita nos próximos dias à Assembleia Legislativa do Estado, em Curitiba, onde devem ser recebidos pelo primeiro secretário da Casa e futuro presidente, deputado estadual Alexandre Curi (PSD). O objetivo do grupo é conhecer o funcionamento da Alep, o regimento interno, o processo sucessório da mesa e as emendas impositivas. Há um clamor entre esses novos vereadores da necessidade de modernizar o regimento interno da Câmara Municipal de Apucarana e própria Lei Orgânica do Município, baseando-se para tanto na Assembleia Legislativa do Estado.
Junior em Curitiba
Quem já andou pela Capital nestes últimos dias da semana foi o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB). Segundo se soube, o alcaide teria percorrido alguns órgãos do governo do Estado e mantido contato com parlamentares de seu partido, entre os quais o deputado estadual Anibeli Neto e o deputado federal Sergio Souza. Este não deve ser o último périplo do prefeito Junior da Femac por Curitiba, antes de entregar o cargo no dia 31 de dezembro. De acordo com a assessoria do prefeito, o objetivo dele nestas andanças é fechar algumas pendências de convênios entre Estado e Município, bem como agradecer o apoio de autoridades estaduais durante seu mandato no Executivo apucaranense, que vai completar seis anos.
Beto em campanha
O deputado federal Beto Preto (PSD) tem aproveitado seus dias de folga na Câmara Federal para fazer campanha para o candidato a prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD), que disputa o segundo turno com a ultra-direitista Cristina Graemel (PMB). Beto tem usado sua experiência como secretário de Estado da Saúde para combater o plano de governo de Cristina na área da saúde, onde a candidata já antecipou que, se eleita, vai nomear uma médica conhecida como “Dra. Cloroquina” que é radicalmente contra a vacinação da Covid, que salvou milhares de brasileiros da doença. O Paraná, durante a pandemia da Covid, foi um dos estados que melhor soube combater o vírus e focou muito na vacinação, como ainda foca, em respeito à ciência e à vida.
Herdeiro de Tiago
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), depois de fazer seu sucessor, não esconde de ninguém seu desejo de se candidatar a deputado estadual em 2026. Amigo pessoal e um grande parceiro político do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), que disputa o segundo turno em Londrina, Sérgio Onofre pode ser o herdeiro político dele na Assembleia, caso Tiago seja eleito prefeito. Em todas eleições que disputou como deputado estadual, Tiago Amaral sempre foi muito bem votado em Arapongas, graças ao apoio do Sérgio. Na última eleição, em 2022, Sérgio deu estupendos 15mil votos para Tiago na cidade, mesmo tendo candidato local a deputado estadual, o deputado Paulo Bazana, também do PSD.