COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Recife tem convenção hoje

Da Redação

| Edição de 01 de agosto de 2024 | Atualizado em 01 de agosto de 2024
Imagem descritiva da notícia Recife tem convenção hoje

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vereador Rodrigo Liévore Recife (MDB) terá candidatura à Prefeitura de Apucarana confirmada hoje à noite em convenção suprapartidária. Vão com Recife, além dos vereadores da base do prefeito Junior da Femac (MDB), os partidos DC, Agir, Solidariedade e PDT.  Recife chega na convenção com dois partidos a menos que do lançamento de sua pré-candidatura em junho e deve partir de uma dessas siglas o candidato a vice na chapa. Nos bastidores, muitos nomes foram ventilados e, na bolsa de apostas da política de Apucarana, alguns ganharam e outros perderam força nas últimas semanas. Além do prefeito Junior da Femac (MDB) e do presidente da sigla Anibelli Neto, várias lideranças são esperadas. A convenção de Recife acontece na Acea, mesmo local onde foi realizada ontem à noite a convenção dos partidos de apoio ao ex-vereador Rodolfo Mota.  

Vices definidos 

Na reta final do prazo de convenções, várias chapas que estavam com vice em aberto estão sendo fechadas. Em Faxinal, o ex-prefeito Adilson Silva Lino (PL) divulgou ontem a data de sua convenção, que acontece neste sábado (3) e também o nome de seu vice: o vereador e presidente da Câmara Sueder Martins (União). O ex-prefeito deve compor aliança também com Progressista, PSDB e Cidadania e deve disputar a prefeitura com mais três nomes. Já em Cambira, a ex-secretária de Saúde, Ana Lucia (MDB), anunciou ontem como seu vice Ricardo Farias, o Ricardinho da Cafeeira (Podemos), empresário bastante conhecido na cidade. A convenção que homologa a chapa e conta com apoio do União Brasil acontece hoje.

Bernini fora

Convenção do MDB e PDT de São João do Ivaí, realizada ontem, foi marcada pelo anúncio da desistência do pré-candidato medebista. O ex-prefeito e presidente municipal da legenda, Clóvis Bernini Junior, desistiu de disputar a majoritária que, até então, tinha seis pré-candidatos. Segundo Bernini Junior, o MDB vai se dedicar aos candidatos a vereador. Nove nomes foram homologados na convenção e tem, segundo ex-prefeito, chances reais de conquistar cadeiras na Câmara. Nos bastidores, entretanto, a especulação é que Bernini Junior pode ser anunciado como vice da prefeita Carla Emerenciano (PSD), que tenta reeleição.

B.O. em Lidianópolis

Em Lidianópolis, a pré-campanha está quente e, inclusive, já virou caso de polícia. O pré-candidato a prefeito Marcos Sobreira (MDB) registrou na última quarta-feira um boletim de ocorrência na Polícia Civil denunciando vídeos que o difamavam, bem como alguns apoiadores seus, publicados em redes sociais. Após a confusão, o material foi retirado do canal onde estava publicado, mas o estrago já tinha feito. Segundo Marcão, incidente semelhante ocorreu durante as eleições de 2016. Os responsáveis da época não foram identificados, mas ele espera que no caso atual os autores sejam encontrados. O caso será encaminhado também para Justiça Eleitoral.

Segundo turno

O Paraná é o quarto Estado do Brasil com o maior número de cidades que poderão eleger os prefeitos ou prefeitas no segundo turno. São sete cidades ao todo, quatro a mais que em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, são cinco municípios com potencial de dois turnos. No Paraná, isso poderá acontecer em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais. O segundo turno só é possível em cidades com mais de 200 mil eleitores e só ocorre quando os concorrentes que estão na disputa não alcançam a maioria absoluta dos votos, ou seja 50% mais um dos votos válidos. São Paulo é o Estado com mais cidades acima de 200 mil eleitores: 29 no total. Rio de Janeiro tem 11 e Minas Gerais, 8.