COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Reunião discute novo PAM em Jandaia

Da Redação

| Edição de 12 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 12 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), esteve em Curitiba na última terça-feira (10), no Palácio Iguaçu. Na oportunidade, ele se reuniu com o secretário de Estado da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto (PSD), para tratar da construção do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM). Ao obra é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Jandaia do Sul.

O projeto do novo PAM está em fase final de elaboração e, em breve, seguirá para licitação. A conquista é resultado do trabalho conjunto do Governo do Estado, da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e Câmara de Vereadores, com o objetivo de melhorar o atendimento à população nesta área.

Violência contra as mulheres

A vereadora e procuradora da Mulher, Eliana Rocha (Solidariedade), manifestou repúdio à tentativa de feminicídio registrada na última terça-feira (10), em Apucarana. O ex-marido da vítima é suspeito de ter jogado uma caminhonete contra o veículo em que ela estava com o filho, de 9 anos. Mãe e filho conseguiram escapar e o suspeito fugiu, sendo procurado pelas autoridades. A mulher já possuía medida protetiva.

Para Eliana Rocha, o caso evidencia a necessidade de maior rigor no cumprimento das medidas protetivas e de um maior enfrentamento à violência contra a mulher. “Não se pode admitir que mulheres continuem expostas ao risco mesmo após recorrerem à Justiça”, disse.

Só depois do Carnaval

Tudo agora é Carnaval. As decisões políticas mais importantes devem ficar somente para depois da folia. No âmbito estadual, o governador Ratinho Junior (PSD) viajou para o exterior com a família e deve decidir apenas ao final das férias qual será o destino político dele e também do PSD na disputa pela sucessão. Ratinho é pré-candidato à Presidência, mas também pode concorrer ao Senado. Para isso, precisa se desincompatibilizar em abril. No que diz respeito à região, a possibilidade de mudanças nas pré-candidaturas a deputado é grande, com nomes entrando e outros saindo.

Moro no PL?

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) estuda apoiar o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) na eleição para o Governo do Paraná. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro teria dois objetivos com essa movimentação política: primeiro, garantir um palanque no Paraná e, segundo, tentar frear uma eventual candidatura do governador Ratinho Jr. (PSD) à Presidência da República. Não está descartado, inclusive, um convite para que Moro se filie ao PL, já que o ex-juiz enfrenta dificuldades para garantir sua candidatura pelo União Brasil. A negociação gera impactos no Estado, já que o PL tem um acordo com Ratinho Jr. para uma composição política nas eleições de 2026. A conferir os próximos capítulos.

Pré-candidato a federal

Depois de Arilson Chiorato, mais um deputado estadual do PT anuncia que irá concorrer a uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro. Renato Freitas fez o anúncio durante entrevista ao canal Farol Brasil. O petista é alvo de uma série de processos no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A maioria envolve denúncias de quebra de decoro parlamentar, incluindo uma briga no meio da rua em Curitiba. No ano passado, o petista chegou a ter suas prerrogativas parlamentares suspensas por 30 dias, mas conseguiu reverter a punição na Justiça. Em Brasília, Renato Freitas quer fazer oposição à “ extrema-direita”.