ESPECIAIS

min de leitura - #

Aposte nas cortinas para dar cara nova aos ambientes

Da Redação

| Edição de 14 de novembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Se existe uma ferramenta de decoração que ajuda a mudar a cara de um imóvel em tempo recorde é a cortina. Tecido rústico, divertido ou sofisticado... O estilo mais clean da persiana e das cortinas romanas. Opções não faltam. Dá para escolher um ou, ainda, mesclar dois tipos em um projeto.

Imagem ilustrativa da imagem Aposte nas  cortinas para dar cara nova aos ambientes

Ainda que a tentação de optar apenas pelo visual seja grande, o primeiro passo de um bom projeto de cortina está relacionado com qual a função que ela terá no espaço além da decoração.

Se a necessidade é apenas dar mais intimidade ao local, tecidos finos e fluidos - como o voal - resolvem o problema e finalizam a decoração. Outra opção, nesse caso, são as persinas translúcidas e as cortinas rolôs em tecidos leves, como o linho, muito em voga na decoração.

Contudo, se existe também a necessidade de reduzir a insolação do local em determinadas horas do dia, é preciso investir em tecidos mais pesados.

O material escolhido deve levar em conta também o local. Uma cozinha, por exemplo, pede materiais de fácil limpeza e que não absorvam gordura. Já para locais onde o sol bate com muita intensidade pedem tecidos resistentes e que não desbotem. Nesses casos, o uso de material sintético sai na frente.

Em relação ao custo benefício, os projetos em cortina em tecido tradicional, persianas, cortina romana e em rolê vão depender principalmente do material escolhido. No caso do tecido, os naturais - como seda e linho - encarecem o projeto mas o valorizam. Em relação as persianas, a variedade de materiais também é grande: PVC, alumínio, vinil, madeira e bambu, que também ajudam a colocar seu projeto dentro da linha decorativa escolhida.

Na hora de optar por um ou outro pense também na manutenção. Tecidos que são mais delicados necessitam de lavagem especializada para evitar que se estraguem, enquanto que para as persianas, aconselha-se que seja feito uma higienização profissional com lubrificação dos componentes a cada dois ou três anos, o que aumenta a durabilidade das peças.

Nada impede, ainda, que um mesmo projeto una persianas e cortinas de tecido, uma tendência interessante que vem sendo notada na decoração.