ESPORTES

min de leitura

Após 2 semanas, terminam os Jogos Universitários Brasileiros em Natal

(via Agência Brasil)

| Edição de 17 de outubro de 2025 | Atualizado em 17 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) chegaram ao fim nesta sexta-feira (17), em Natal, marcando a maior edição do evento em termos de participantes. Aproximadamente 7 mil estudantes de 312 instituições de ensino superior de todo o Brasil competiram em 22 modalidades esportivas. Durante as duas semanas de competição, foram distribuídas 2.086 medalhas, sendo 702 de ouro, 656 de prata e 728 de bronze. Alessandro Battiste, diretor geral dos JUBs, destacou que a escolha do local foi um dos pontos altos desta edição.

Facilidades logísticas em Natal

“Retornar ao Nordeste, em uma cidade tão atrativa, facilitou bastante. A estrutura que conseguimos no Boulevard dos Atletas, tanto para o comitê organizador quanto para as áreas de competição no Centro de Convenções de Natal, facilitou toda a operação. Por não ser uma cidade tão grande, o transporte e deslocamento das delegações foram mais tranquilos”, avaliou Battiste.

Novidades e modalidades em destaque

Durante as duas semanas de competições, modalidades coletivas e individuais foram disputadas. Uma das novidades deste ano foi a inclusão do tiro com arco, com categorias de arco recurvo individual masculino, feminino e duplas mistas, além do arco composto.

“Estamos muito felizes com o tiro com arco. É uma competição bastante interessante e nos surpreendeu o número de participantes, considerando ser o primeiro ano”, comentou Alessandro. “Realizamos pesquisas sobre as modalidades, avaliando o interesse dos alunos e o que acontece nas universidades”, acrescentou.

Imagem ilustrativa da imagem Após 2 semanas, terminam os Jogos Universitários Brasileiros em Natal
Entre as 22 modalidades dos JUBs, está o cheerleading, que vem ampliando o número de participantes a cada ano. - Rebecca Martins/CBDU/Direitos Reservados

Battiste também destacou o crescimento de outras modalidades nesta edição dos JUBs.

“O cheerleading vem surpreendendo a cada ano. Começamos com seis ou nove estados, e agora estamos com quase 18. Tivemos 25 estados em todas as modalidades coletivas. O basquete feminino foi uma surpresa enorme, com 27 estados participando, uma universidade de cada estado, o que nos surpreendeu positivamente”, celebrou.

Próxima edição em Goiás

Durante o evento, foi anunciado que a próxima grande edição dos JUBs será realizada em Goiás, nas cidades de Goiânia e Trindade, no próximo ano. A meta é reunir nove mil estudantes-atletas de todo o Brasil. Battiste reconhece que será um desafio, mas a equipe da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) já tem experiência em organizar eventos no estado, como o JUBs Fut e o JUBs Atléticas.

“Entendemos a realidade da cidade, mas temos outras preocupações. Sair de uma cidade praiana e voltar para o Centro-Oeste, com suas belezas e desafios, como o trânsito de Goiânia, exige planejamento. Já estamos nos reunindo e faremos novas visitas em novembro para ajustar os detalhes”, concluiu.

Os JUBs, a maior competição universitária da América Latina, são realizados anualmente pela CBDU. A data para a edição de 2026 ainda não foi definida, mas deve ser anunciada em novembro. O cronograma da CBDU para o próximo ano já prevê outras edições dos Jogos Universitários Brasileiros, com o JUBs FUT em Aracaju (SE) em abril e os JUBs Praia em Guarapari (ES) em maio.

* Verônica Dalcanal viajou a Natal à convite da CBDU.



Com informações da Agência Brasil