A brasileira Maria Clara Pacheco brilhou mais uma vez no cenário mundial do taekwondo ao conquistar o ouro no Grand Prix de Muju, na Coreia do Sul, neste domingo (31). A atleta de São Vicente, São Paulo, destacou-se na categoria até 57 quilos, vencendo a campeã olímpica local, Kim Yu-jin, na final.
Uma trajetória de conquistas
Com apenas 22 anos, Maria Clara já havia feito história ao vencer o Grand Prix de Charlotte, nos Estados Unidos, em junho, tornando-se a primeira brasileira a alcançar tal feito. Antes dela, apenas Maicon Andrade, medalhista de bronze na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, havia conquistado um título de igual importância para o Brasil no taekwondo.
Desempenho impressionante
Para conquistar o título em Muju, Maria Clara enfrentou cinco adversárias. As lutas no taekwondo são divididas em três rounds, e a vitória é dada a quem vencer dois deles, com a pontuação variando de um a quatro pontos, dependendo do golpe. Na final, Maria Clara dominou o primeiro round com um placar de 10 a 0 e garantiu o segundo por 5 a 4.
Outras conquistas
Além do Grand Prix, Maria Clara foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial de 2023, realizado em Baku, Azerbaijão. Em julho, ela conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários em Essen, Alemanha, derrotando a tunisiana Chaima Toumi, que também foi sua adversária na semifinal em Muju. Na Olimpíada de Paris, a brasileira terminou em sétimo lugar.
Com informações da Agência Brasil