ESPORTES

min de leitura

Edival Pontes, o Netinho, é vice-campeão mundial de taekwondo na China

(via Agência Brasil)

| Edição de 30 de outubro de 2025 | Atualizado em 30 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O lutador paraibano Edival Pontes, mais conhecido como Netinho, conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Taekwondo realizado em Wuxi, na China. O evento, que encerrou nesta quinta-feira (30), marcou mais um feito na carreira do atleta, que já havia conquistado a prata no Mundial de Guadalajara, no México, em 2022. Na final da categoria até 74 quilos, Netinho foi derrotado pelo uzbeque Najmiddin Kosimkhojiev por 2 rounds a 0.

Trajetória até a final

Netinho teve um caminho desafiador até a decisão. Na estreia, venceu Maxwuell Watene, das Ilhas Cook, e seguiu superando o jordaniano Zaid Karrem, que havia sido seu algoz nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos. Nas quartas de final, o brasileiro passou pelo chinês Cai Zjaoxun sem dificuldades. Nas oitavas, protagonizou uma virada sobre o croata Marko Golubic, campeão mundial de 2023 em Baku. Na semifinal, derrotou Amir Sina Bakhtiari, do Irã, campeão mundial júnior em 2028.

Desempenho do Brasil no Mundial

O Brasil encerrou sua participação no Mundial de Taekwondo com um desempenho histórico, conquistando dois ouros e duas pratas. Além de Netinho, Milena Titonelli também foi vice-campeã, enquanto Maria Clara Pacheco e Henrique Marques garantiram as medalhas de ouro. Com esses resultados, o Brasil ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas, atrás apenas da Turquia e da Coreia do Sul.



Com informações da Agência Brasil