ESPORTES

min de leitura

João Fonseca vence Shapovalov na estreia do Masters 1000 de Paris

(via Agência Brasil)

| Edição de 28 de outubro de 2025 | Atualizado em 29 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Embalado pelo título do ATP 500 da Basileia no último domingo (28), o jovem tenista carioca João Fonseca, agora número 28 do mundo, venceu de virada o canadense Denis Shapovalov por 2 sets a 1 nesta terça-feira (28), na estreia do Masters 1000 de Paris, na França. Os dois se reencontraram após a primeira derrota do canadense para o brasileiro há quatro dias, em jogo das quartas do ATP 500 da Basileia, quando Shapovalov (24º no ranking) desistiu da partida no terceiro e decisivo set, devido a uma lesão.

Fonseca chegou a receber atendimento médico no meio do terceiro set, por conta de dores na coxa esquerda. De volta à quadra, o brasileiro manteve o ritmo intenso, selando a vitória com parciais de 5/7 6/4 6/3, após 2h05 de jogo.

“Feliz com a forma com que lidei com a partida hoje desde o começo. Uma semana nova, oportunidade nova de jogar um bom tênis. Aqui há condições diferentes, uma bola diferente, a quadra também diferente, um torneio maior. Sabia que aqui em Paris a torcida brasileira também viria em peso, estou muito feliz de passar para a próxima rodada”, comemorou o carioca de 19 anos, que iniciou a temporada na 145ª posição no ranking.

João Fonseca volta a competir nesta quarta (29), a partir das 16h10 (horário de Brasília). Pela primeira vez na carreira, ele enfrentará o russo Karen Khachanov (14º). O vencedor avançará às oitavas.

Imagem ilustrativa da imagem João Fonseca vence Shapovalov na estreia do Masters 1000 de Paris

Dupla de Stefani conhece grupo no WTA Finals

Pela primeira vez no WTA Finals, competição que reúne as oito melhores duplas da temporada, a parceria da paulista Luisa Stefani com a húngara Timea Babos conheceram suas adversárias na fase de grupos. O torneio começa no próximo sábado (1º de novembro), em Riad, na Arábia Saudita.

Stefani e Babos asseguraram vaga na competição após conquistarem quatro títulos este ano. Foram campeãs do WTA 250 Open, na capital paulista, e de três WTA 500: Linz (Áustria), Estrasburgo (França) e Tóquio (Japão).

Após sorteio, as oito duplas foram divididas em duas chaves. Stefani e Babos estão no grupo intitulado Liezel Huber (homenagem à ex-tenista sul-africana, de 49 anos). A outra chave foi nomeada de Martina Navratilova, um tributo à maior vencedora do Torneio de Wimbledon (entre mulheres e homens), com nove títulos.

Todas as quatro duplas de cada chave competirão entre si na primeira fase (grupos). As duas primeiras colocadas avançam às semifinais.

Grupo Liezel Huber

  • Taylor Townsend (EUA) e Katerina Siniaková (República Tcheca) - 2ª cabeça-de-chave
  • Gabriela Dabrowski (Canadá) e Erin Routliffe (Nova Zelândia) – 3ª
  • Diana Shnaider (Rússia) e Mirra Andreeva (Rússia) - 5ª
  • Luisa Stefani (Brasil) e Timea Babos (Hungria) - 7ª

Grupo Martina Navratilova

  • Sara Errani (Itália) e Jasmine Paolini (Itália) - 1ª
  • Elise Mertens (Bélgica) e Veronika Kudermetova (Rússia) - 4ª
  • Su-wei Hsieh (Taiwan) e Jelena Ostapenko (Letônia) - 6ª
  • Asia Muhammad (EUA) e Demi Schuurs (Holanda) - 8ª



Com informações da Agência Brasil