ESPORTES

min de leitura

Marta e Gabi Zanotti estão na final do prêmio Rainha da América

(via Agência Brasil)

| Edição de 25 de dezembro de 2025 | Atualizado em 25 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A meia Gabi Zanotti, do Corinthians, e a atacante Marta, do Orlando Pride, dos Estados Unidos, estão entre as finalistas do prêmio Rainha da América deste ano. O prêmio, concedido pelo jornal El Pais, do Uruguai, reconhece a melhor jogadora em atividade no continente americano. Além delas, a atacante paraguaia Cláudia Martínez, que joga no Olímpia, também concorre ao título.

A escolha da vencedora é feita por jornalistas de todo o continente, e o resultado será anunciado no dia 31 de dezembro.

O prêmio feminino foi instituído em 2021, complementando o tradicional prêmio Rei da América, que desde 1985 homenageia o melhor jogador masculino da temporada no continente. Este ano, não há brasileiros entre os indicados ao prêmio masculino, mas o uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, está na disputa, junto com os argentinos Adrián Martínez, do Racing, e Lionel Messi, do Inter Miami.

Gabi Zanotti: Destaque do Corinthians

Gabi Zanotti, atual vencedora do prêmio feminino, foi o grande nome do Corinthians em 2025. Aos 40 anos, a meia terminou o ano como artilheira do time, com 19 gols, seis deles na Libertadores, onde liderou a equipe na conquista do sexto título do torneio. Essa vitória garantiu ao Corinthians uma vaga na inédita Copa das Campeãs, organizada pela Fifa, em Londres, em janeiro. Além disso, Gabi foi peça-chave no sétimo título brasileiro do Timão, transmitido ao vivo pela TV Brasil.

Marta: Brilho na Seleção Brasileira

Marta brilhou pela seleção brasileira na conquista da Copa América no Equador. A craque, de 39 anos, marcou dois gols na final contra a Colômbia e foi eleita a melhor jogadora da competição, também transmitida ao vivo pela TV Brasil. Em 2025, Marta foi indicada à Bola de Ouro da revista France Football, que avalia a temporada europeia (agosto a julho), enquanto o prêmio Rainha da América considera o ano inteiro. Assim, o título conquistado pelo Orlando Pride na NWSL, em 2024, foi considerado apenas para a premiação francesa.

Cláudia Martínez: Revelação Paraguaia

Aos 17 anos, Cláudia Martínez foi a revelação do continente em 2025. Ela se destacou no Paraguai ao vencer o Campeonato Sul-Americano sub-17 e no Mundial da categoria, marcando três gols em quatro jogos. Martínez também liderou o ataque da seleção adulta paraguaia na Copa América, terminando como artilheira, ao lado da brasileira Amanda Gutierrez, com seis gols. A jovem atacante ainda conquistou a Supercopa paraguaia pelo Olímpia.

Histórico do Prêmio

Nas quatro edições anteriores do Rainha da América, o Brasil esteve no topo em três delas. Em 2021, a lateral Tamires, do Corinthians, foi a vencedora. Em 2023, a atacante Priscila, então no Internacional e hoje no América do México, levou o prêmio. No ano passado, Gabi Zanotti foi a escolhida. A colombiana Linda Caicedo, atualmente no Real Madrid, quebrou a hegemonia brasileira em 2022, quando defendia o Deportivo Cali.



Com informações da Agência Brasil