O carioca João Fonseca tem, neste sábado (21), a partir de 14h30 (horário de Brasília), a chance de dar a volta por cima no Rio Open após sua eliminação na chave de simples, ocorrida na última quinta-feira (19). O brasileiro está nas semifinais do torneio de duplas ao lado do compatriota Marcelo Melo e disputa uma vaga na final contra os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner.
O confronto será na quadra Guga Kuerten, a principal do Jockey Club Brasileiro, localizado na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Inicialmente, o jogo estava previsto para a noite desta sexta-feira (20), na quadra 1, mas a organização do Rio Open, em nota, informou que o confronto foi reagendado "para melhor acomodação do público".
João, 38º do mundo em simples, ainda não tem pontos no ranking de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Marcelo, por sua vez, é o número 55 entre os duplistas e já esteve em primeiro lugar, em 2015. Neste Rio Open, eles venceram os dois compromissos anteriores sem perder sets.
Na última quarta-feira (18), os brasileiros venceram os argentinos Andrés Molteni (24º) e Máximo González (31º) por 2 a 0 (6/4 e 6/0), pelas quartas de final.
Schnaitter e Wallner, por sua vez, dividem o 48º lugar do ranking. Nas quartas, eles superaram outra dupla brasileira, formada pelo goiano Luís Guto Miguel (337º), de 16 anos, e o paulista Gustavo Heide (694º em duplas, 258º em simples), de 23 anos. Os alemães precisaram de 1h49 para vencer por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 5/7 e 11-9 no super tie-break (set desempate no qual vence quem chegar a 10 pontos ou mais, desde que com dois de vantagem).
Queda precoce
Na quinta-feira, João foi surpreendido pelo peruano Ignácio Buse, 91º do mundo em simples, nas oitavas de final, por 2 sets a 1, de virada. Após ganhar a primeira parcial por 7/5, o carioca caiu de produção e o rival aproveitou, fazendo 6/3 e 6/4, fechando o jogo em 2h26 na Quadra Guga Kuerten.
"Eu consegui fazer um bom primeiro set. Não busquei muita coisa, mas consegui uma quebra [quando o tenista vence o game no saque do adversário], acho que foi mais demérito dele do que mérito meu. No segundo set, perdi uma grande oportunidade e não consegui me reencontrar no jogo. Ele foi fazendo um bom jogo e eu não consegui reverter. Ele foi ganhando confiança e eu afrouxando um pouco, não aproveitando muitas oportunidades da partida. Tem coisas a melhorar", analisou o brasileiro, em depoimento reproduzido pelo site do evento.
O Rio Open é um torneio nível ATP 500, o terceiro em importância no circuito, que dá 500 pontos ao campeão no ranking. Apenas os eventos de nível ATP 1000 e os Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) têm peso maior. O avanço às oitavas valeu 50 pontos para João, que deve subir uma posição e iniciar a próxima semana em 37º lugar na lista.
Nas quartas, Buse terá como adversário o italiano Matteo Berrettini (57º), que venceu o sérvio Dusan Lajovic (129º) por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/2, em 2h09 de partida. Berrettini, que ocupou o sexto lugar do ranking mundial em 2022, não chegava tão longe em um torneio no piso de saibro (terra batida) desde 2024. O jogo contra o peruano será o segundo desta sexta na quadra Guga Kuerten, previsto para não antes das 19h.
* Texto atualizado às 17h25
Com informações da Agência Brasil