Em 22 de julho, A Voz do Brasil celebrou 90 anos de transmissão contínua. Criado em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, o programa inicialmente chamado A Hora do Brasil é o noticiário oficial mais antigo do país ainda em operação, conforme registrado pelo Guinness Book. Ao longo das décadas, o programa resistiu a mudanças tecnológicas, políticas e sociais, mantendo-se sempre no ar.
Agora, o programa também será disponibilizado em plataformas de áudio digitais como Amazon, Apple Podcast, Castbox e Spotify, onde também estará disponível como videocast. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está promovendo uma série de ações para resgatar memórias e destacar a importância do programa na vida dos brasileiros.
Jean Lima, presidente da EBC, ressalta que, mesmo após nove décadas, A Voz do Brasil continua a cumprir sua missão de informar o público sobre assuntos de interesse público. Ele destaca o legado construído por gerações de profissionais, que garantem a comunicação gratuita e relevante para milhões de brasileiros, especialmente em áreas remotas.
Celebrações
Na semana do aniversário, A Voz do Brasil apresentará uma série especial de reportagens comemorativas. Cada dia trará um episódio diferente, abordando a história do programa, locutores icônicos, avanços tecnológicos no rádio e trilhas sonoras que marcaram a atração ao longo dos anos. As matérias serão exibidas no Canal Gov, com depoimentos de especialistas, ouvintes e ex-locutores. Além disso, spots comemorativos de rádio estão sendo veiculados.
O Congresso Nacional realizará uma sessão solene em homenagem ao programa no dia 5 de agosto, às 11h. Os Correios também lançarão um selo comemorativo em referência à data. A Rádio Gov participará das celebrações com conteúdos temáticos no programa Assunto Federal, apresentado por Luciano Seixas. A Agência Gov publicará reportagens alusivas à data.
Nas redes sociais, a comemoração será destacada com a disponibilização dos programas da semana de aniversário nos canais digitais governamentais. Entrevistas com personagens que interagiram com A Voz do Brasil comporão um vídeo especial. Teasers comemorativos serão publicados ao longo da semana para reforçar a campanha.
Outra novidade é a reformulação da identidade visual do programa e do site da Rádio Gov, que dará mais visibilidade à transmissão em vídeo de A Voz do Brasil. O programa será exibido em destaque na capa do portal, entre 19h e 19h30, fortalecendo sua presença digital. A mudança inclui ajustes no layout das páginas, facilitando a navegação e o acesso ao acervo multimídia.
Internamente, profissionais da EBC foram convidados a gravar, no estúdio de A Voz do Brasil, a tradicional vinheta "Em Brasília, 19 horas”. O material poderá ser compartilhado nas redes sociais com a hashtag #VozdoBrasil90anos.
Sobre A Voz do Brasil
A Voz do Brasil foi instituída por Getúlio Vargas em 22 de julho de 1935, inicialmente como A Hora do Brasil. Em 1962, o programa adotou o nome atual. Nos primeiros anos, foi gerido pelo Departamento Nacional de Propaganda (DNP) e posteriormente pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Mais tarde, passou para a Agência Nacional, Empresa Brasileira de Notícias (EBN), Radiobrás e, finalmente, para a EBC.
Ao longo de sua trajetória, A Voz do Brasil noticiou eventos marcantes da história brasileira, como a deposição de Getúlio Vargas em 1945 e de João Goulart em 1964, além de cobrir os processos de redemocratização em 1946 e 1985.
O programa consolidou uma trilha sonora que se tornou inseparável de sua identidade, com a abertura da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, que atravessou gerações e permanece como o prefixo oficial, seguido pela emblemática frase “Em Brasília, 19 horas”.
Atualmente, A Voz do Brasil tem uma hora de duração. Os primeiros 25 minutos são produzidos pela EBC para informar sobre o Poder Executivo federal, enquanto o tempo restante é dedicado aos Poderes Legislativo e Judiciário. O noticiário é transmitido tradicionalmente às 19h, de segunda a sexta-feira, podendo ser retransmitido até as 22h.
Com informações da Agência Brasil