GERAL

min de leitura - #

Colégios estaduais de Apucarana e região recebem 623 Kits Educatron

Claudemir hauptmann

| Edição de 10 de junho de 2022 | Atualizado em 10 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Colégios estaduais de Apucarana e região recebem 623 Kits Educatron

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

ONúcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana reuniu na manhã desta sexta-feira representantes dos colégios estaduais das 16 cidades que fazem parte da base para formalizar a entrega de 623 kits Educatron, equipamentos que permitem a conexão digital das escolas para as aulas. 

O ato simbólico de entrega, realizado na sede do NRE, contou com a presença do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, do assessor especial de gabinete da governadoria, Beto Preto, e do chefe do Núcleo, Vladimir Barbosa da Silva. O prefeito Junior da Femac (PSD), que estava retornando de Curitiba, foi representado no ato pelo vice-prefeito Paulo Sérgio Vital (PSD). Também estiveram presentes os deputados estaduais Delegado Jacovós (PL) e Pedro Paulo Bazana (PSD), além de prefeitos da região, professores e diretores de escolas. 

Os investimentos do governo do Paraná para equipar os colégios estaduais dos 16 municípios passam de R$ 3 milhões, segundo destaca o chefe do Núcleo, professor Vladimir Barbosa da Silva. Segundo ele, em alguns colégios, onde acontecem as aulas online dos cursos profissionalizantes, os kits já estão em funcionamento desde o início do ano. E, nos últimos dias, os mais de 600 kits chegaram às escolas e também já estão em funcionamento. Cada kit é composto de um aparelho de tv de 43 polegadas, um computador, câmera de vídeo, microfone para captação de áudio e um suporte. “Isso permite aos nossos alunos se conectarem com o mundo e amplia muito as experiências de aprendizagens”, diz Vladimir. 

Representando o governador Ratinho Júnior, Beto Preto destacou que “esse é mais um importante passo adiante no processo de informatização, engajando professores e alunos com nosso futuro”. Para o assessor especial do governo, o kit Educatron permite aulas mais dinâmicas, especialmente nas ações de ensino à distância, melhorando a aprendizagem. “A educação no Paraná trabalha também essa linguagem de computadores. E essa molecada vai voar”, comentou Beto Preto.

O chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, afirmou que o governo Ratinho Junior trabalha com a missão de transformar a vida das pessoas, em diversas áreas, entre as quais a educação. “O educatron faz parte do investimento em tecnologia e inovação, contando com o apoio dos professores e diretores. É um programa modelo para o Brasil, com investimentos importantes que vão fazer toda a diferença para os alunos”, destacou Ortega.

Ao longo do primeiro semestre de 2022, já foram entregues kits Educatron para todos os colégios e salas de aula da rede estadual do Paraná.