A Polícia Civil de Minas Gerais está em busca de quatro detentos que fugiram do Centro de Remanejamento de Presos Gameleira no último sábado (20). A fuga ocorreu através de alvarás de soltura falsificados, inseridos no sistema de Justiça por um hacker. Um dos fugitivos foi recapturado nesta terça-feira (23).
Em nota, a polícia mineira informou que estão sendo realizadas diligências para esclarecer as circunstâncias da fuga, identificar os responsáveis e localizar os fugitivos ainda em liberdade.
Segundo a Rádio Nacional, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais detectou o esquema em menos de 24 horas após a ação do hacker, cancelando os alvarás fraudulentos.
O vice-governador de Minas, Mateus Simões, afirmou que não houve outras fugas utilizando esse tipo de fraude. Além disso, conforme a Rádio Nacional, haverá um atraso no cumprimento de alvarás de soltura para verificar possíveis novas fraudes no sistema.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) declarou que não houve invasão ou comprometimento estrutural dos sistemas judiciais sob sua administração. Até o momento, não há indícios de falhas sistêmicas ou envolvimento de servidores.
Com informações da Agência Brasil