CIDADES

min de leitura - #

Acia articula campus do Instituto Federal do Paraná em Apucarana

Da Redação

| Edição de 12 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 12 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um passo importante para a criação de um campus avançado do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Apucarana foi dado na tarde da última segunda-feira (09/02), durante reunião realizada na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia).

O encontro foi articulado pelo deputado federal e secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto (PSD), e reuniu representantes da Acia e da Reitoria do IFPR.

Como encaminhamento, foi definida a criação de um comitê que irá discutir os cursos técnicos mais adequados à realidade do município, além de iniciar as atividades de um Centro de Referência do IFPR em Apucarana.

Participaram da reunião o vice-presidente da Acia, Jayme Leonel; o presidente do Conecta e do Conselho Deliberativo da Acia, Wanderlei Faganello; o diretor de Tecnologia da Acia, Rafael Ganascim; o diretor do Colégio Estadual Isidoro Luiz Cerávolo, professor Diego Favaro; o consultor do Sebrae, Tiago Cunha; Lisandro Modesto, da AGITECH/Unespar; o reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana, acompanhado dos professores José Barbosa Dias Junior, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Luciano Martignoni, diretor de Desenvolvimento Institucional; Adriano Marcos Fuzaro, diretor de Programas Especiais; além do chefe de gabinete do deputado em Brasília, Amauri Escudero Martins, e empresários de Apucarana.

Para Beto Preto, a iniciativa tem caráter estratégico para o desenvolvimento regional. “O Paraná vive um ciclo importante de investimentos em educação e qualificação profissional. Trazer o IFPR para nossa região e, em especial para Apucarana, é pensar no futuro da nossa juventude e na competitividade do município. Vamos trabalhar juntos para transformar essa articulação em realidade”, destacou Beto Preto.

O presidente do Conecta, Wanderlei Faganello, explicou que a Acia tomou ciência de que o IFPR está em processo de expansão, com a construção de novos campi, e que poderia contar com o apoio do gabinete do deputado Beto Preto em Brasília para estruturar a parceria com recursos federais.

“Atualmente, o IFPR possui 26 campi e está em processo de conclusão de mais seis unidades. São cerca de 26 mil alunos matriculados em cursos técnicos. Nosso objetivo também é ter um instituto aqui”, afirmou.

Durante o dia, a comitiva visitou o campus da Unespar e o Colégio Cerávolo. “A reunião na Acia teve como missão apresentar o potencial da nossa cidade e região, além do ambiente Conecta, mostrando como estamos trabalhando com tecnologia e inovação nesses oito anos. Queremos formar jovens aqui e criar condições para que eles permaneçam em Apucarana, gerando negócios e oportunidades na cidade e na região”, destacou Faganello.

O consultor do Sebrae, Tiago Cunha, apresentou o Conecta e ressaltou que o ecossistema alcançou 15,46 pontos na escala de mapeamento. “O máximo são 30 pontos, que classificam ecossistemas prontos. O Conecta evoluiu muito, tanto que esta visita é fruto desse trabalho. A vocação mapeada de Apucarana está nas áreas de TI, Confecção, Agro e eletrometalmecânica”, explicou.

Segundo ele, esses quatro setores apresentam grande potencial de desenvolvimento, conforme aponta o estudo mais recente do Sebrae, de 2024. “O Conecta atua diretamente nesses segmentos, e o IFPR possui diversos cursos técnicos que podem formar profissionais para atender essa demanda”, completou.

Reitor do IFPR elogia “ecossistema” da cidade

O reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Adriano Willian da Silva Viana, afirmou ter ficado impressionado com a maturidade do ecossistema de Apucarana e destacou que as tratativas para um futuro campus devem avançar com a implantação do Centro de Referência. “Apucarana tem todas as condições para receber um campus. Com o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e das entidades ligadas ao Conecta, vamos criar um grupo de trabalho para identificar as reais necessidades locais. Em todos os municípios onde estamos instalados, e também nos seis em implantação, realizamos consultas com as entidades representativas”, ressaltou.

Segundo o reitor, o IFPR chega para somar à realidade local. “Apucarana já conta com ótimos colégios, universidade estadual e federal, além de centros universitários. Nosso objetivo é agregar a esse ambiente de conhecimento e inovação, oferecendo cursos técnicos gratuitos que atendam às necessidades locais, além de graduação e pós-graduação, sempre pautados pela excelência no ensino e na pesquisa”, assinalou.