CIDADES

min de leitura - #

Agricultores da região de Ivaiporã se organizam em cooperativa

Da Redação

| Edição de 17 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Central de Agricultura Familiar de Ivaiporã (CAFI), inaugurada há menos de dois anos, tem se expandido rapidamente, fortalecendo a agricultura familiar no município e nas cidades vizinhas. O projeto facilita o armazenamento e a distribuição dos produtos locais, promovendo o acesso dos pequenos produtores ao mercado. A central já atende cerca de 200 famílias de Ivaiporã e região e acaba de formalizar uma cooperativa.

Rony Cobianchi, presidente da Associação dos Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã (Aprovale) e da recém-criada Cooperativa Agroindustrial Familiar de Ivaiporã (Cooperfavi), destaca os avanços conquistados.

“Começamos com pouco, sem contratos, mas hoje nós temos contrato com compra direta do PNAE Estadual do PNAE Municipal, atendemos redes de mercados do estado, mercados locais e também a CEASA de Maringá”, afirma Cobianchi, que acrescenta ainda que a cooperação com a Prefeitura de Ivaiporã tem sido essencial para esse crescimento.

O município, por meio da Secretaria da Agricultura, cede os seis funcionários do CAFI. Além disso, veículos, computadores, câmaras frias e até o local onde a central funciona são fornecidos pela administração municipal, que também adquiriu recentemente uma máquina classificadora de frutos, que lava, seca e classifica os produtos direcionando os produtos de primeira e de segunda. Para dar suporte ao aumento da demanda, a prefeitura, com recursos estaduais, também está adquirindo um furgão para dar apoio a logística.

Cobianchi também destaca o apoio do Fundo Social da Cresol, que recentemente viabilizou a compra de máquinas e equipamentos para a cooperativa, como envasadora de potes, desidratadora de frutas e um fogão industrial. Em breve, o CAFI contará com uma cozinha industrial, onde os produtos locais serão transformados e embalados. “Produtos de segunda, como tomates menores e outros frutos, serão transformados em molhos, doces, geleias e derivados. A cozinha, além de agregar valor aos produtos, também busca evitar desperdícios”, explicou.

O secretário de Agricultura de Ivaiporã Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, ressaltou a importância do CAFI para o setor. “Ela foi criada para atender a agricultura familiar e, com o apoio fundamental do prefeito Carlos Gil, cresceu de forma impressionante. Poucos municípios no Brasil oferecem um atendimento à agricultura familiar como o de Ivaiporã”, afirmou.

A CAFI também está se preparando para expandir suas operações com a recém-criada cooperativa, que iniciará suas atividades em março. Segundo Miro, a iniciativa busca unir os pequenos produtores da agricultura familiar para facilitar o acesso a crédito, insumos e mercados, além de promover a troca de experiências. Segundo ele, a cooperativa é vista como uma forma de enfrentar os desafios do setor. “A união traz força. Vamos conseguir melhores condições de negociação e garantir a sustentabilidade das nossas produções”, afirmou.