Apucarana recebeu o Selo de Governança de Boas Práticas Municipais de Ecossistemas de Inovação. O Município foi agraciado com a premiação no nível prata e está entre as melhores cidades em inovação do Brasil por promover a melhoria contínua dos processos de gestão relacionados à inovação e estimular a transparência, cooperação e participação dos diversos atores no ecossistema de inovação.
A premiação foi entregue durante a segunda edição do CSC GovTech, organizado pela Plataforma Connected Smart Cities. Apucarana foi representada na cerimônia, que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, por Carlos Mendes, superintendente municipal de Trânsito, Transporte e Inovação.
O prefeito Junior da Femac destaca que o Connected Smart Cities é uma plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes. “Participaram desta edição 50 cidades brasileiras de todas as regiões e isto significa que Apucarana está neste seleto grupo de cidades do Brasil com boas práticas de inovação”, frisa Junior da Femac, acrescentando que a premiação reconheceu todo o trabalho de inovação desenvolvido pelo Município em parceria com a governança do Conecta Apucarana.
Carlos Mendes afirma que Apucarana recebeu a premiação por criar um ambiente favorável para a inovação e o empreendedorismo. “O Município criou todo o arcabouço de leis necessárias para a criação do ecossistema, como as de Inovação, SandBox e a que instituiu o Programa de Estímulo ao Empreendedorismo e Inovação, além do Fundo Municipal de Inovação que no ano passado destinou R$ 250 mil em recursos financeiros”, afirma Mendes, frisando que para 2024 o prefeito Junior da Femac autorizou a liberação de R$ 500 mil.