Cento e vinte professores se inscreveram no Processo de Seleção de Diretores para os 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 36 Escolas Municipais de Apucarana. O número foi divulgado ontem pela Comissão Central encarregada da escolha dos novos dirigentes dos estabelecimentos de ensino.
A Comissão Central também divulgou ontem o conteúdo que embasará a prova objetiva do concurso, que é uma das etapas da seleção e que será realizada no dia 16 de março.
A prova objetiva será composta por 40 questões, abordando temas como Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Legislação Educacional, Gestão Escolar e Gestão Democrática. Para ser aprovado, o candidato deverá atingir a nota mínima de 7,0.
Além da prova objetiva, o concurso contará com outras três etapas subsequentes: Consulta Pública aos Servidores dos CMEIs e Escolas, Prova de Títulos e Avaliação Funcional de Desempenho. Essas fases, segundo a Autarquia Municipal de Educação (AME), visam garantir a escolha dos candidatos mais capacitados para os cargos de direção.
As inscrições foram encerradas na última quinta-feira (27). Para participar da seleção os professores da rede municipal precisavam cumprir estágio obrigatório na função do concurso, possuir pelo menos três anos de experiência docente ou de apoio à docência, ter formação superior em licenciatura plena em Pedagogia ou especialização na área da Educação, e disponibilidade para cumprir jornada de 40 horas semanais.
É a primeira vez que os diretores são escolhidos em Apucarana por meio de uma seleção do tipo.
O número de inscritos por escola e CMEi deve ser divulgado amanhã, segundo a Autarquia Municipal de Educação.
Os diretores eleitos tomarão posse no dia 28 de março. Entre os dias 24 e 27, eles participarão de um curso de formação sobre as atribuições do cargo e de um período de transição com os diretores.