O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, participou, ontem, da solenidade de inauguração de novas alas da Casa de Custódia de Arapongas (CCA), totalizando uma ampliação de 102 vagas na unidade prisional.
Foi inaugurada a quinta galeria, ala com 44 vagas, destinadas a pessoas privadas de liberdade que trabalham no perímetro intramuros e aqueles com prisão cível e o chamado cubículo 104, que é exclusivamente para pessoas privadas de liberdade que trabalham externamente em empresas parceiras conveniadas com o Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), como parte do projeto de ressocialização e reinserção social através do trabalho. O espaço conta com 58 camas, três banheiros e tomadas individuais em cada cama para o carregamento das tornozeleiras eletrônicas.
Também foi apresentada a sala de espera para visitas, criada para oferecer mais dignidade e conforto e organização ao atendimento das famílias e visitantes. O espaço foi equipado com mesas, cadeiras, banheiros e bebedouros. Essas conquistas foram possíveis graças à parceria com o Conselho da Comunidade, a Prefeitura de Arapongas e Deppen.
O diretor da Casa de Custódia de Arapongas, Nilton Cesar Garcia, destacou o aumento de número de vagas da unidade. “Ressalto que a maior parte das nossas vagas foram feitas no reaproveitamento de espaços ociosos e ou subutilizados”, comentou Garcia.
Segundo ele, os próprios detentos foram responsáveis por toda a mão de obra na construção e adequação dos novos espaços. “Uma ação que não deixa de ser também um processo participativo de ressocialização. Essas ações refletem não apenas em economia e baixo custo para o Deppen, mas também temos como preceito o uso extremamente consciente dos materiais sem desperdício e bem administrado pelos nossos funcionários”, comenta.
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, comentou a evolução do sistema prisional nos últimos anos, desde a gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre e na gestão do governador Ratinho Júnior. “Quem conheceu aquela cadeia pública no centro da cidade sabe muito bem. Aquilo era uma ‘panela de pressão’”, relembrou, destacando a importância de o Deppen estar a cargo do sistema prisional, anteriormente sob a responsabilidade da Polícia Civil. “Os que estão aqui merecem um tratamento respeitoso para que sejam reinseridos na comunidade com mais tranquilidade, inclusive para que a nossa cidade continue sendo muito segura”, finalizou.
SOLENIDADE
Também participaram da solenidade o coordenador da regional de Londrina do Deppen, Elcio Martins Basdão; o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati; o superintendente-geral de apoio aos municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, o comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Alesandro Wolski; o delegado-chefe da Polícia Civil de Arapongas, Maurício de Oliveira Camargo, vereadores, representantes da OAB, Bombeiros, Guarda Municipal, entre outros.