CIDADES

min de leitura - #

Colégio Agrícola abre Expoagri com 60 projetos em Apucarana

Da Redação

| Edição de 14 de agosto de 2025 | Atualizado em 14 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Manoel Ribas, de Apucarana, abriu ontem a tradicional Expoagri, evento que acontece ininterruptamente desde 1983 e que se tornou referência na região para apresentação de projetos de alunos e professores do curso técnico em Agropecuária, realizados em parceria com empresas do setor. São cerca de 60 trabalhos integradores desenvolvidos ao longo do ano letivo.

Com objetivo de aproximar o estudante do mercado de trabalho, a exposição conta com a parceria de 25 empresas ligadas aos setores de química, pecuária, agricultura, agroindústria e tecnologia, que abrem suas portas para a realização de atividades práticas e fornecem equipamentos, como maquinários agrícolas e drones.

Os trabalhos desenvolvidos para exposição na feira integram a grade curricular e são desenvolvidos ao longo de todo o ano letivo, proporcionando abordagens multidisciplinares.

“No desenvolvimento das atividades técnicas, os alunos precisam aplicar o que aprendem em sala em situações reais, como fazer cálculos para pesar produtos, definir quantidades ou medir áreas”, explica Rosiney Pimenta Campos, diretora do CEEP.

Com orientação de professores e apoio das empresas participantes, os estudantes têm a oportunidade de visitar instalações como unidades de beneficiamento de grãos, fazendas, estufas agrícolas, centros de manejo de pecuária e armazéns, entre outras. As vivências servem de base para o desenvolvimento dos projetos integradores, cujos resultados representam o ponto alto da Expo Agri.

A solenidade de abertura da Expoagri 2025, realizada ontem pela manhã, contou com a presença de diversas lideranças regionais ligadas ao setor rural. O vice-prefeito, Marcos da Vila Reis, e secretários participaram do evento. Também estiveram presentes, a vereadora Eliana Rocha, que se pronunciou em nome do Legislativo e o deputado estadual Arilson Chiorato (PT).

A exposição, promovida pelo Colégio Agrícola com apoio da Prefeitura, do IDR e do Governo do Estado, segue até domingo com programação cultural, praça de alimentação, visitas escolares, empresas do agronegócio e manhã de campo voltada à horticultura, entre outras atrações.