CIDADES

min de leitura - #

Concorrência pública vai lotear parques industriais em Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 14 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura Ivaiporã lançou edital que oferece a concessão real de uso, seguida de doação com encargos de imóveis industriais para empresas que desejam investir e expandir os negócios. A concorrência pública visa promover a ocupação de três parques industriais implantados no município.

Segundo o prefeito Carlos Gil o objetivo é atrair empresas para o Parque Industrial I e II, e o Parque Alimentício para gerar empregos, impulsionando a economia.

Cada parque tem um perfil diferenciado. No Parque Industrial I, com mais de 52 mil m², os lotes são ideais para indústrias de transformação e manufatura. No Parque Industrial 2 – o maior dos complexos, somando aproximadamente 100 mil m² - as áreas são para empresas de médio e grande porte. No Parque Alimentício Florais do Paraná, com mais de 11 mil m², foram projetados imóveis para o setor agroindustrial e de processamento de alimentos. Os lotes oferecidos variam de 780,21 m² a 3.665,95 m². Os terrenos dos Parques Industriais I e II estão às margens da PR-466.

Os empresários que aderirem ao incentivo terão acesso facilitado a terrenos industriais.

Entre os incentivos concedidos estão: concessão de uso gratuito por até 60 meses, permitindo que a empresa se estabeleça sem custos iniciais com o terreno; doação definitiva do imóvel após o cumprimento de encargos, garantindo a propriedade do espaço ao longo do tempo; infraestrutura urbana adequada, com vias de acesso pavimentadas, iluminação pública às margens da malha rodoviária; tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas, garantindo que negócios de menor porte também possam participar da concorrência; e agilidade nos trâmites administrativos, assegurada pela Prefeitura de Ivaiporã, que acompanha e apoia os investidores em todas as etapas.

“O que estamos ofertando aos empresários é uma oportunidade única. São incentivos que raramente se encontram em outras cidades e que fazem de Ivaiporã um dos melhores destinos mais vantajosos para novos investimentos industriais”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Helinho Lins.

CONTRAPARTIDA

Em contrapartida, as empresas contempladas deverão cumprir algumas exigências como geração de empregos diretos, manutenção da atividade industrial em funcionamento pelo período mínimo estipulado no edital e cumprimento das normativas ambientais e estruturais exigidas pela legislação municipal e federal.

O prefeito Carlos Gil reforça que essa estratégia busca atrair indústrias e consolidar Ivaiporã como um centro de referência no setor produtivo. “Estamos garantindo a expansão industrial de Ivaiporã e criando um ambiente favorável ao crescimento econômico. A cidade está de portas abertas para quem quer investir, crescer e gerar oportunidades para a nossa população”, afirmou o prefeito.