O início do ano letivo de 2026 na rede estadual do Paraná confirma uma tendência que se intensificou nos últimos anos: a procura por vagas em colégios cívico-militares segue em alta, com milhares de estudantes em listas de espera em todo o Estado. Mesmo com a ampliação do modelo, que chegou a 345 unidades – o maior número do País – o número de crianças e jovens interessados cresce em ritmo maior. Ao todo, 20.402 estudantes começaram o ano aguardando uma vaga, quase o dobro do número registrado em 2025, com 11 mil na fila.
“A grande demanda por vagas nos colégios cívico-militares demonstra o alto nível de confiança das famílias e o reconhecimento dos próprios professores e equipes pedagógicas. Quando há resultados acadêmicos, organização e um ambiente favorável ao ensino, a comunidade responde de maneira muito positiva, e isso fortalece o modelo que implementamos no Paraná”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Um dos exemplos mais representativos dessa demanda é o Colégio Cívico-Militar Dias da Rocha, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, que concentra atualmente a maior fila de espera, com 510 estudantes. A unidade atende cerca de 1.100 alunos.
A expansão da rede ocorreu com a incorporação de 33 novos colégios ao programa em 2026, resultado de uma consulta pública realizada em novembro de 2025 em 50 unidades da rede estadual. A aprovação foi registrada em quase 60% das escolas consultadas.