CIDADES

min de leitura - #

IPTU ‘Bom Pagador’ vai premiar contribuintes em Apucarana

Da Redação

| Edição de 19 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 19 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Contribuintes que pagarem o IPTU em dia concorrerão a um carro zero quilômetro, moto e sorteios mensais em Apucarana. O prefeito Rodolfo Mota enviou à Câmara de Vereadores ontem projeto de lei que cria o programa de premiação. A proposta estabelece que quem quitar o tributo à vista até o dia 10 de março, além de garantir 5% de desconto, concorrerá a um veículo hatch zero quilômetro — inclusive aqueles que já realizaram o pagamento antecipadamente. Já quem optar pelo parcelamento e mantiver o pagamento em dia participará de sorteios mensais ao longo do ano e, ao final, ainda poderá disputar uma moto no sorteio de dezembro. 

A iniciativa integra o programa “IPTU Bom Pagador”, criado para estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano e fortalecer a cultura da adimplência fiscal.

O prefeito destacou que a medida reconhece e valoriza os contribuintes que mantêm seus tributos em dia, reforçando a política de responsabilidade fiscal.

Para quem preferir o parcelamento, o prefeito ressaltou que o programa mantém estímulos ao longo de todo o ano. “Quem optar por parcelar não fica de fora. Pagando em dia todos os meses, o contribuinte participa de sorteios mensais. Nossa intenção é manter o incentivo de março a dezembro”, reforçou.

Ao final do ano, uma bonificação aguarda os contribuintes que mantiverem o pagamento regular, conforme detalhou Rodolfo Mota. “Se você pagar todas as parcelas rigorosamente em dia, do início ao fim do ano, ainda concorre a uma moto zero quilômetro em dezembro”, salientou.

O secretário municipal da Fazenda, professor Rogério Ribeiro, enfatizou que a iniciativa busca fortalecer a cidadania fiscal e ampliar a eficiência da arrecadação, sem criação ou aumento de tributos. “Trata-se de um instrumento moderno de estímulo ao pagamento do imposto”, frisou.

Segundo Ribeiro, o projeto estabelece critérios rigorosos de participação para assegurar a lisura do processo. “Para concorrer, o imóvel não pode ter débitos de exercícios anteriores e o cadastro imobiliário deve estar atualizado. Além disso, agentes políticos como prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e membros da comissão estão legalmente impedidos de participar dos sorteios”, esclareceu.